CEDERJ realiza trote solidário e arrecada mais de 100 quilos de alimentos

10/03/2023 11:21:00 - Jornalista: Renatta Viana

Foto: Divulgação

Ações sociais fizeram parte da programação do trote

O trote solidário do CEDERJ ocorreu no último dia 3, no Bloco A da Cidade Universitária. A ideia partiu do representante discente do curso de Ciências Biológicas - UENF/EAD CEDERJ Polo Macaé, Vanderson Vieira Borges, em resposta a uma ansiedade dos calouros ingressantes de 2023.1 que estavam ávidos por um trote! Então, o representante discente organizou uma comissão que ficaria responsável pela dinâmica das atividades, dentre elas determinar um veterano padrinho para cada calouro.

O veterano padrinho, por sua vez, tinha a missão de ajudar e orientar o calouro no período de 23/02 até 03/03 para que ele conseguisse arrecadar mantimentos para a Casa do Idoso em Macaé, angariar pessoas para que realizassem doação de sangue e plantio de árvores. A tutora coordenadora do curso de Ciências Biológicas - UENF/EAD CEDERJ do Polo Macaé, Juliana Costa de Azevedo Huziwara, explicou que no próprio dia 3, a Comissão se reuniu para avaliar e contabilizar todas as atividades, e premiar o calouro e seu padrinho.


“Foi uma ação de extrema importância para todos nós e como coordenadora do Curso, eu vesti a camisa e ofereci uma gratificação pedagógica! (risos). Tanto a Comissão quanto os padrinhos receberam um certificado valendo horas acadêmicas. A vencedora foi a aluna Vitória Gomes Lisboa e tanto eu como a nossa diretora Cristina Maria de Oliveira Melo já estamos ansiosas pelo próximo movimento”, disse.



A ação movimentou diversas frentes e foram contabilizadas segundo a Comissão do trote: 12 doações de sangue, 65 mudas de árvores plantadas, mais 89 mudas programadas para plantio pós trote, mais de 100kg de alimentos não perecíveis, 16 litros de óleo, 60 itens de higiene pessoal (sabonetes, shampoo, escovas de dente, entre outros), diversos itens como biscoitos, gelatina, maisena, aveia, leite e cremogema, 35 pacotes de fraldas de variados tamanhos, itens de necessidade urgente como andadores e bengalas.

O Consórcio CEDERJ foi criado em 2000, com a finalidade de democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade na modalidade Educação a Distância (EAD). Reúne, por meio de acordo de cooperação técnica, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTI) e da Fundação Cecierj, e as Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas como: Cefet/RJ, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. Alguns dos cursos oferecidos são: Licenciatura em Pedagogia (Unirio), Licenciatura em Turismo (Unirio), Licenciatura em Matemática (UFF), Licenciatura em Biologia (Uenf), Licenciatura em Física (UFRJ), Engenharia Meteorológica (Uenf), Administração (UFRJ), Ciências Contábeis (UFF) e Engenharia de Produção (UFF), etc.


Fotos Relacionadas