Cemaia expõe projeto Colcha de Retalhos em parceria com multinacional

24/08/2015 09:21:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Guga Malheiros

Cemaia é um órgão de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

A exposição interativa “Colcha de Retalhos” preencheu os espaços do Centro Municipal de Atenção à Infância e à Adolescência (Cemaia), na tarde de sábado (22). Resultado da parceria com a empresa multinacional Cummins South América/Instituição de Ensino Victor Civita, o projeto contou com a participação de voluntários na sua confecção.

Estiveram presentes a direção do Cemaia, representantes da empresa e a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo.

Durante o evento, além da exposição, houve a explanação do projeto social por parte da gerente de Responsabilidade Social da Cummins, a administradora Adriana Davanzo, que contou como surgiu a parceria.

- Nós já temos uma história de responsabilidade social na empresa e com a visita que fizemos ao Cemaia, ano passado, surgiu a ideia. Como nos foi solicitado colchas para as camas da instituição, achamos importante não comprá-las prontas, mas, confeccioná-las com a participação das crianças e adolescentes. Nosso desejo é que elas possam superar essa fase afastadas de suas famílias. Com isso a empresa contribui com o propósito do Cemaia, que está alinhado à inserção delas na sociedade – disse a idealizadora do projeto.

Além da exposição, houve a apresentação de uma Roda de Dança, a fixação da poesia “Eu te desejo” em painel de parede e um lanche coletivo. Na oportunidade a Cummins entregou as colchas para o órgão municipal.

A secretária Josefa Sampayo disse que a parceria é muito importante e agradeceu à empresa e ao voluntariado pelo desenvolvimento do projeto.

- O social é isso. Poder público e a sociedade civil trabalhando juntos para melhor atender. Estamos permanentemente em busca de parcerias como esta que objetivam minimizar situações de vulnerabilidade social. Agradecemos essa iniciativa da Cummins e ao voluntariado, sabendo que juntos podemos fazer muito mais – acentuou.

A coordenadora do Cemaia, Ana Cristina Reis, explicou que o projeto “Colcha de Retalhos” foi executado com o empenho das crianças e funcionários que, ao receberem um quadrado de tecido com 20 centímetros de medida, tiveram a oportunidade de soltar a criatividade.

Entre bordados, rendas, fuxicos, patchwork, decoupage, pinturas e colagens foram produzidos 1.640 retalhos, o que resultou em mais de 40 colchas confeccionadas no ateliê da empresa. Ela revelou que das 31 crianças e adolescentes que estavam no Cemaia, nove retornaram, na última semana, para suas famílias. “Estamos felizes com o retorno deles ao convívio familiar. Eles só retornaram após os estudos de casos como as visitas domiciliares, relatórios sociais e psicológicos e o referenciamento dos órgãos de execução das políticas públicas. Nós apontamos e o juiz é quem determina”, salientou.

O Cemaia é um órgão de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e tem por finalidade acolher e assegurar proteção integral em caráter provisório e excepcional às crianças e aos adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento institucional.

A parceira multinacional - A Cummins South América é maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores. Liderada pela área de Responsabilidade Corporativa da companhia, a mostra é resultado de um projeto social que contou com o engajamento de mais de 400 colaboradores da Cummins de diversos países, incluindo Brasil, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.


Fotos Relacionadas