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Servidores da instituição elaboraram o projeto “Acolhimento cidadão: aproximando o Direito e os adolescentes em acolhimento institucional
Servidores públicos municipais, que desenvolvem ações no Centro Municipal de Apoio à Infância e Adolescência – Cemaia, órgão que pertence à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, elaboraram o projeto intitulado “Acolhimento cidadão: aproximando o Direito e os adolescentes em acolhimento institucional” que ficou em 3º lugar na categoria Atendimento ao Cidadão - Pequenas Iniciativas.
A equipe premiada é composta por Cesaria Catarina Carvalho Ribeiro de Maria, Jessica Venâncio da Silva, Janine dos Santos Parente Martins, Ingrid Pereira da Silva Aprígio Fernandes e Wyller Cerutti da Silva. Eles partem do princípio de que a democracia pode ser tratada a partir de perspectivas diversas, não havendo um conceito preciso nem uma finalidade específica estabelecida pela teoria política contemporânea. Para que o cidadão participe efetivamente das discussões e decisões políticas deve ter conhecimento sobre a organização do Estado, poderes instituídos e direitos fundamentais.
“É importante que o jovem tenha acesso a temas e reflexões sobre questões políticas e de direitos. Assim, como levar lições de cidadania para adolescentes acolhidos em abrigos institucionais do município”, ressaltou a advogada representante da equipe premiada, Cesaria.
“Este projeto tem o intuito de levar lições de cidadania para os adolescentes, discutindo-se questões constitucionais e políticas de forma lúdica numa interação com discentes do Curso de Direito, através de encontros quinzenais e com as equipes dos abrigos institucionais. Os objetivos específicos são: capacitar discentes para o desenvolvimento do projeto de extensão social; discutir temas de direito constitucional, de forma lúdica e reflexiva, através de rodas de conversa com os adolescentes participantes do projeto; integrar as equipes técnicas multiprofissionais dos serviços de acolhimento com os docentes e discentes vinculados ao projeto; realizar visitas guiadas com os adolescentes para conhecer espaços de deliberação política, como sessões plenárias do Legislativo Municipal e Conselhos Municipais; proporcionar aos adolescentes conhecimento sobre a atuação dos Poderes, como visita ao Executivo, ao Judiciário e ao Ministério Público; apresentar aos adolescentes diversos tipos de profissões, através de rodas de conversa com profissionais de diversas áreas, a fim de contribuir com o desenvolvimento de habilidades e interesse no campo da profissionalização; contribuir com reflexões voltadas ao desenvolvimento mental, moral e social dos adolescentes em serviços de acolhimento”.
“A cerimônia de entrega do prêmio também nos proporcionou apresentar um pouco do projeto de extensão social e mostrar que a parceria entre instituição de ensino, poder público e sociedade civil só tem a engrandecer a política pública, que chega ao cidadão na ponta, e, no nosso caso, a adolescentes em acolhimento institucional”.