O Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (CEMEAES) celebra 25 anos de criação nesta terça-feira (4). E para comemorar, estão sendo realizadas atividades festivas ao longo do mês, culminando no VIVA CEMEAES, que acontecerá na Praia de Imbetiba no dia 29 de junho. O evento reunirá profissionais e usuários dos quatro módulos do equipamento, prometendo muita diversão e interação.
De acordo com a coordenadora geral da unidade, Janiane Salgado, estão programadas diversas atividades para o VIVA CEMEAES, incluindo palhaçaria, apresentações de dança, ginástica com os adultos, contação de histórias, homenagens e brincadeiras para todas as idades. “Será um dia especial para celebrar a história e o trabalho desenvolvido pelo CEMEAES ao longo destes 25 anos”, definiu Janiane.
O CEMEAES possui hoje cerca de 2,5 mil matrículas ativas distribuídas nos módulos: Aeroporto, Barra, Centro e Serra. O CEMEAES possui como objetivos prioritários a complementação e suplementação da formação dos alunos com deficiências e transtornos, além de favorecer a permanência, participação e a aprendizagem dos alunos em unidades de ensino regular.
As modalidades oferecidas são Apoio Pedagógico Especializado, Educação Psicomotora, Atividade Aquática, Natação, Esportes Coletivos, Dança, Xadrez e Arte Marcial. O CEMEAES oferece também atendimentos clínicos com foco em questões escolares e de aprendizagem de Fonoaudiologia e Psicologia.
Segundo Janiane, esses profissionais atuam com psicoeducação para alunos sobre temas importantes em saúde mental, como bullying, uso e abuso de substâncias, prevenção ao suicídio, e também realizam orientação parental aos pais de alunos dos módulos. A comunidade também é atendida através de ginástica e hidroginástica realizadas no período noturno.
- O CEMEAES completa seu 25° ano, em meio ao projeto anual CEMEAES + Inclusivo. É importante destacar o orgulho de cada profissional do equipamento por fazer parte dessa história e contribuir para marcar e modificar a vida de tantas famílias ao longo deste tempo – ressaltou a coordenadora, pontuando que o CEMEAES tem sido fundamental para a comunidade do município, oferecendo suporte e orientação para alunos com deficiências e transtornos, além de contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento educacional.