A partir da primeira semana de outubro, o Centro Municipal de Educação e Atendimento Escolar (Cemeaes) I dá inicio às atividades da nova turma do minicurso permanente de jogos pedagógicos, que acontece por meio do Projeto da Psicopedagogia Clinica. O curso, oferecido aos professores da rede municipal de educação, têm as inscrições abertas até o dia 30 de setembro.
As aulas acontecem as quartas e quintas-feiras, sempre das 17h30 às 19h30. De acordo com a coordenadoria do Cemeaes I, serão seis encontros por turma, ou seis semanas, podendo aumentar o tempo, caso haja necessidade.
Além de ser um estimulo à aprendizagem em sala de aula, o curso visa capacitar os professores para trabalhar o desenvolvimento da autoestima e o raciocínio lógico-matemático.
- Este curso é mais prático que teórico. É algo inédito e nós saímos na frente oferecendo este curso. Muitos dos jogos nós criamos aqui, a partir do acompanhamento que fazemos das principais patologias identificadas nas crianças. O professor deve chamar a atenção do aluno e este curso o capacitará para isso, por trabalhar a área cognitiva dos alunos. O jogo sempre chama a atenção da criança e ajuda no desenvolvimento, observa Valéria Moreira, técnica da área pedagógica do Cemeaes.
Além de participarem de palestras sobre a importância dos jogos na aprendizagem e de orientações práticas para o dia a dia, os professores poderão colocar “a mão na massa”, confeccionando seus próprios jogos lúdicos. O trabalho será desenvolvido em grupo e individualmente. Materiais reutilizáveis como, garrafas pets e jornais, e de papelaria como, cola, tesoura, canetinhas, giz de cera e flip-chart serão os instrumentos de trabalho.
Ao final, os participantes receberão um certificado de conclusão do minicurso, registrando a quantidade de horas em atividades. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (22) 2772- 6004. Se preferir, o candidato ao curso pode comparecer à sede do Cemeaes I, Rua Nova Aurora, 71, Centro; das 8h às 18h.