Foto: Robson Maia
Unidades oferecem vários tipos de atendimento à comunidade
As 23 mil pessoas atendidas gratuitamente todo mês nos cinco módulos da Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeaes) retomam as atividades na próxima segunda-feira ( 8). Os interessados já podem procurar o módulo onde recebem atendimento para fazer ou renovar a matrícula, informou o coordenador José Carlos da Silva Passos.
Nesta quinta-feira (4), todos os profissionais que atuam no Cemeaes, incluindo os concursados das várias secretarias envolvidas na coordenadoria - que começaram a trabalhar nesta segunda -, vão se reunir no módulo da Barra, das 8h ao meio-dia. O objetivo será discutir sobre o calendário das atividades que serão implementadas este ano.
O vice-presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) responsável pelos projetos sociais, Anderson Rangel Campos, adiantou que uma das metas para este ano é levar o projeto Terça-Feira Integrada, aos bairros próximos dos módulos Cemeaes, a exemplo do que acontece no Bairro Imbetiba, com a participação de centenas de pessoas toda semana.
“O pedido foi feito pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, que quer levar o Cemeaes para perto de toda a população”, explicou Anderson Campos.
Hoje funcionam no município cinco módulos Cemeaes que, juntos, oferecem ao público várias modalidades: esportivas, assistência social, educação, reabilitação, cultura, dança, ginástica e outras para crianças a partir dos cinco anos, adolescentes, adultos e terceira idade. Um dos módulos mais procurados é o Cemeaes IV, perto do Solar das Clínicas, onde há atendimento de neuropediatria e natação adaptada para portadores de necessidades especiais.
Para receber os serviços do Cemeaes, os interessados têm que apresentar declaração da escola e do médico, além de duas fotos 3 x 4, cartão de vacina, certidão de nascimento, comprovante de residência e documentos pessoais dos pais e/ou responsável.
Segundo o coordenador, outro atrativo que tem contribuído para o bom funcionamento do projeto é que enquanto os filhos participam das atividades dentro dos módulos, os pais recebem palestras sobre assuntos diversos, sempre de interesses da família, e com profissionais capacitados. Os módulos Cemeaes funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.