Foto: Moisés Bruno
Primeira reunião de planejamento foi realizada nesta quinta-feira (17)
O Censo Demográfico é uma importante ferramenta no planejamento de políticas públicas. Os dados auxiliam na orientação e gestão governamental, sendo um instrumento técnico utilizado para medição de indicadores populacionais e sociais. A realização é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, nesta quinta-feira (17), realizou a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, com representantes da Prefeitura de Macaé.
Durante o encontro, foram apresentadas as demandas de apoio que o IBGE precisará ao longo da realização da coleta dos dados, prevista para os meses de agosto e outubro de 2022. A aproximação entre a prefeitura e o Instituto foi destacada pelo secretário da Casa Civil, Luiz Fernando Borba Pessanha.
"Essa parceria com o IBGE é muito importante, o município é o maior interessado na atualização desses dados. Com os indicadores, o planejamento de ações públicas acontece de maneira muito mais assertiva, indo ao encontro das reais necessidades da nossa população", enfatizou Luiz Fernando.
O coordenador do IBGE Macaé, Rhanderson Luiz, falou sobre a importância do Censo principalmente para as cidades do interior. "O IBGE faz diversas pesquisas, mas, a maioria com abrangência estadual, grandes regiões e capitais, por isso, principalmente para os municípios do interior, essa atualização dos dados que acontece com o Censo Demográfico é tão importante", frisou.
O Censo 2022 está previsto para ser realizado no período de agosto a outubro. Já os primeiros dados devem começar a ser liberados pelo IBGE em dezembro.