Diretores e técnicos das 107 unidades municipais de educação têm até dia 14 de agosto para registrar os dados do Educacenso. Esta é a primeira etapa do censo escolar, iniciada em 25 de maio com finalidade de abranger informações de alunos, diretores, monitores e auxiliares. O levantamento atende a determinação da portaria n° 98 de 29 de abril de 2001. O Educacenso é apontado como uma pesquisa estatística com objetivo de assegurar políticas públicas educacionais e concessão de recursos do Governo Federal para garantir a qualidade da educação básica.
O levantamento é considerado uma radiografia detalhada do sistema educacional do país com dados individualizados de cada estudante e professor das redes pública e privada. Todo o levantamento é feito pela internet. Para preencher o censo, basta o gestor acessar o site oficial do Inep-Educacenso, através de uma senha específica.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, os diretores devem estar atentos em relação as abordagens. “Para assegurar a fidedignidade do levantamento, os gestores têm que assinar um termo de compromisso que obedece a portaria do Ministério da Educação, nº 316, de 04 de abril de 2007”, diz.
Diante do termo de compromisso, os gestores prestam informações referentes a dados como ficha de matrícula dos alunos, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, regimento escolar e projeto político pedagógico. O levantamento é fiscalizado por órgãos de controle como Ministério Público e Secretaria de Educação.
No preenchimento do sistema, o diretor da escola da rede municipal vai apresentar dados como número de professores e alunos por turma, auxiliares de Educação Infantil, estudantes por ordem alfabética, professores/monitores de atividades complementares, tradutores e intérpretes de libras para turmas.
O censo está sendo levantado em toda rede nacional de ensino. A segunda etapa está prevista para acontecer entre os meses de janeiro a março de 2012, quando são computados registros sobre número de alunos aptos, não aptos e de evasão.
A partir dos dados do Educacenso, será calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos destinados a programas como transporte escolar, alimentação, livros didáticos. Segundo o censo escolar de maio de 2010, Macaé conta com 36.245 estudantes matriculados na rede municipal.