Foto: Juranir Badaró
Serviços culturais e integração de atividades serão realizados
Neste sábado (20), a partir das 9 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Malvinas, a população local terá a oportunidade de conhecer o espaço cujo objetivo principal será a promoção da cidadania, com a integração de atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer e inclusão digital.
São convidados para este momento, lideranças comunitárias e moradores que ouvirão de representantes de órgãos públicos municipais a forma de ocupação daquele espaço, construído pelo Governo Federal. A abertura contará com apresentação da Cia Chirulito.
A prefeitura de Macaé, nas últimas semanas, desenvolve ações de cuidado do local com o plantio de 70 mudas de árvores entre ipês e aroeiras, além da implantação dos equipamentos de academia ao ar livre. O espaço de três mil metros quadrados conta ainda com quadra coberta, biblioteca, salas multiuso, cineteatro, pista de skate e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
No intuito de trazer o sentimento de pertencimento e sensibilizar os moradores como parte primordial na ocupação do espaço do CEU, serão desenvolvidos encontros semanais, aos sábados, chamados de oficinas, onde a comunidade, a entidade civil organizada e o poder público discutirão questões como gestão compartilhada; objetivos de composição; regras e institucionalidade; usos e programação; intervenção artística/paisagística – planejamento e ação.
“A integração entre o poder público, comunidade e sociedade civil organizada é fundamental nesse primeiro encontro e nas oficinas. Vamos discutir as ações que podem ser desenvolvidas no CEU. O compartilhamento das percepções contribuirá para estabelecermos atividades que buscam a humanização do espaço”, é o que acredita a Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica.