logo

Centro de Referência atende adolescentes de dez a 19 anos

20/02/2015 09:29:00 - Jornalista: Álvaro Marcos Teles

Foto: Maurício Porão

O CRA funciona na Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, bairro Imbetiba

A baiana A.G., 16 anos, procurou recentemente o Centro de Referência do Adolescente (CRA) de Macaé por meio da indicação de uma amiga gestante. Mãe de um menino de um ano e dois meses, a jovem suspeita estar grávida novamente. Do local saiu com a indicação para exames de sangue e ultrassonografia. A Unidade Básica de Saúde é especializada em receber adolescentes de dez a 19 anos e familiares. Só no ano passado foram 35.669 atendimentos. São oferecidos serviços de psicologia, assistência social, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem, dermatologia, ginecologia, obstetrícia, urologia e grupos sócioeducativos.

O CRA foi criado em 2004, é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, e está subordinado à gerência do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA) e à Coordenadoria de Vigilância em Saúde. "Primamos pelo estreitamento da relação entre saúde, sociedade e cidadania, visando a garantia e a ampliação de direitos. Quando chega aqui, o adolescente é recebido por um profissional que informa sobre o funcionamento do local, serviços oferecidos e a proposta de trabalho. São levantadas as demandas do jovem, com o objetivo de acolhê-lo e iniciar o acompanhamento pertinente", disse a coordenadora Monique Rangel.

Entre outros objetivos estão: fornecer atendimento de forma integral ao adolescente; estabelecer uma rede de serviços especializados no trato às questões relativas à adolescência; socializar informações quanto à educação em saúde, visando às ações de promoção e prevenção; garantir espaço coletivo e permanente de construção de conhecimento sobre adolescência; elaborar e efetivar ações em resposta às demandas deste público; fortalecer a luta por direitos sociais e incentivar a participação de grupos socialmente discriminados.

Os atendimentos se dividem em individuais e coletivos. O trabalho em grupos é efetuado através dos projetos "Conversa de Adolescentes", "Grupo Liberdade", "Repensando a Nossa Sexualidade", "Sessão pipoca", "Planejamento Familiar", "Grupo de Gestantes" e "Grupo mamãe e bebê". O CRA busca ser o elo entre os jovens e outros serviços existentes na cidade. Ações conjuntas e complementares acontecem com setores voltados para o público adolescente no município, como o Núcleo de Saúde Mental, CAPSI, CAPSAD, DST/CTA, UBS, Centros de Especialidades e ESF, entre outros.

A estrutura agradou A.G., moça retraída, de poucas palavras, e em dúvida se está grávida ou não. "O atendimento é rápido, tratam a gente muito bem. Se realmente estiver grávida, vou fazer o acompanhamento aqui", elogiou a jovem natural de Santo Amaro da Purificação, terra natal de Caetano Veloso e Maria Bethânia. Moradora de Macaé há quatro anos e residindo atualmente no bairro Malvinas, ela tem planos para o futuro: quer voltar a estudar. Pretende ter intimidade com o conhecimento e a cultura, a exemplo dos conterrâneos famosos.

O Centro de Referência do Adolescente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Compositor Benedito Lacerda, 212, bairro Imbetiba. O agendamento, mesmo sem encaminhamento, pode ser feito através do telefone (22) 2796-1059.