logo

Centro de Referência do Adolescente comemora 20 anos

26/04/2024 14:16:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Oficinas, vacinação contra influenza, ônibus Saúde da Mulher e Coordenação de Odontologia estarão presentes.

O Centro de Referência do Adolescente (CRA), vinculado à Secretaria Adjunta de Atenção Básica em Saúde de Macaé, em comemoração aos seus 20 anos de atuação no município, vai realizar, neste sábado (27), das 9 às 16h, o CRA D Portas Abertas. O projeto vai acontecer na rua 29 de julho, 29, bairro Imbetiba, próximo à Praça do Lion Club (L). Diversos serviços serão prestados aos adolescentes assistidos pela instituição e também à população em geral.

O CRA D Portas Abertas, além de serviços de saúde, terá oficinas criativas, de teatro, de culinária, entre outras. A coordenadora do CRA, Monique Gouveia, destaca que muitos usuários não conseguem acessar os serviços de saúde em horário convencional devido a compromissos de trabalho, escolar ou familiar.


“Queremos ver o serviço do CRA sendo utilizado pelos jovens, como um espaço de convivência. A ideia, portanto, é possibilitar acesso e garantir a continuidade do acompanhamento”.

A equipe multiprofissional atuante no CRA contará com o ônibus Saúde da Mulher. Serão oferecidas à comunidade orientação sexual e reprodutiva; exame preventivo contra o câncer de colo de útero e mama, atendimento a gestantes e puérperas, consulta de enfermagem e atendimento médico com Clínico. Além disso, em parceria com a Coordenação Especial de Odontologia, haverá distribuição de kits odontológicos.

Fora estes atendimentos, o projeto disponibilizará a vacinação contra a influenza (gripe). Nesta fase, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa.