logo

Centro de Referência do Adolescente comemora Dia das Mães

05/05/2010 16:57:54 - Jornalista: Vanessa Diniz - estagiária

O Centro de Referência do Adolescente (CRA), localizado no bairro de Imbetiba, comemorou nesta quarta feira (5), o Dia das Mães. O objetivo do evento é valorizar as mães adolescentes que participam do programa da Prefeitura quinzenalmente para tratamento ambulatorial e psicológico.

O Centro acolhe adolescentes com gravidez não programada, proporcionando apoio, conforto, exames médicos, psicológicos que ajudam a adolescente a levar uma gravidez mais tranquila e feliz.

Jéssica Cristiane, 18 anos, conta que chegou ao Centro de Referência do Adolescente, apavorada por estar grávida e não sabia o que fazer, pois se sentia totalmente perdida, mas que encontrou abrigo, apoio e orientação para levar a gravidez com mais tranqüilidade. “O trabalho que a equipe faz aqui é maravilhoso e muito importante, se não fosse o CRA não sei o que teria sido de mim e do meu filho”, conclui a adolescente.

Caroline Louise, também elogia o Centro de Referência, pois acha uma iniciativa muito boa, e ainda realiza eventos, com palestras que orientam e valorizam as mães, explica a estudante.

Durante o evento foi realizada palestra administrada pela psicóloga Fernanda Daflon, que falou sobre conscientização, dia a dia com o bebê, responsabilidades, orientações em momentos de dificuldade, formas de tratamento, alimentos permitidos de acordo com a idade e o valor de uma mãe.

Em seguida, a enfermeira Helen Mota falou sobre os cuidados da saúde da mãe e do bebê, orientando as adolescentes a entender a importância do vínculo que a mãe precisa ter com o filho, a importância do leite materno e o amor desde a gestação.

O evento contou com a participação do grupo de estudo e do departamento de enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que veio prestigiar o evento e participar das palestras de orientação.

No final, algumas mães foram presenteadas com brindes e quites de enxoval que foram doados ao Centro de Referência do Adolescente.