Foto: Bruno Campos
Combate à dengue ocorre de forma simultânea, em diversos pontos do município
Cerca de seis mil imóveis do Centro e do Novo Horizonte recebem até quinta-feira (18) mutirão com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde.
Durante o mutirão, cerca de 30 agentes fazem a eliminação de possíveis criadouros, o tratamento com o uso de larvicida e orientam os moradores sobre a importância de manter depósitos fechados, escovar as bordas dos recipientes e colocar os pratos de plantas para baixo.
A equipe também realiza o mapeamento das casas fechadas e abandonadas. A orientação dos agentes é de que a população evite o acúmulo de lixo, como forma de prevenir a proliferação de mosquitos.
Com o feriado estadual do próximo dia 23, dia de São Jorge, há um aumento no fluxo de viagens, por isso, a Prefeitura informa aos moradores os cuidados para evitar a proliferação do mosquito nesse período longe de casa:
· Coloque uma colher de água sanitária nos ralos internos e externos.
· Retire a água da bandeja externa de geladeira e ar condicionado.
· Feche as tampas dos vasos sanitários ou vede totalmente de forma que impossibilite a entrada do mosquito da dengue para colocar seus ovos.
· Mantenha sua piscina com tratamento adequado seguindo orientações de especialistas ou o dosador de cloro do tipo margarida.
· Elimine ou vire de boca para baixo os pratinhos dos vasos de plantas.
· Objetos que possam acumular água devem ser guardados em local coberto livre das ações da chuva.
· Certifique-se de que a caixa d’água está bem tampada e as calhas desentupidas.
· Se necessário, ligue gratuitamente para o Disque-Dengue: 0800-0226461. Esta é mais uma ferramenta de combate à dengue.