O atendimento do Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, será realizado também nos fins de semana e feriados a partir deste sábado e domingo (17 e 18). Responsável por orientar, atender e encaminhar para outros serviços públicos moradores em situação de rua, atualmente o local atende 50 pessoas, que passam o dia participando de atividades e, à noite, são encaminhadas para a Casa da Cidadania, localizada no Lagomar.
O objetivo principal é buscar a resolução de necessidades imediatas e promover a inserção de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, na garantia dos direitos das crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias.
A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, ressalta que o atendimento nos fins de semana e feriados será realizado inicialmente em caráter experimental.
- A nossa intenção é que o atendimento realizado pela equipe seja permanente. O nosso objetivo é encaminhar essas pessoas, se possível, ao convívio familiar e outras secretarias, como por exemplo, a Secretaria de Trabalho e Renda, para tirar a carteira de trabalho ou identidade, Secretaria de Saúde, entre outros serviços -, explicou.
Ela conta que muitas pessoas que recebem atendimento no Centro Pop estão no município em busca de emprego, outras possuem casa, mas não querem voltar a conviver com familiares e, alguns, possuem problemas de dependência química. Nesse último caso, essas pessoas são encaminhadas para o tratamento de saúde, para depois receber a orientação dos profissionais do Centro Pop.
A equipe do Centro Pop é composta por um grupo multidisciplinar, com psicólogos, assistentes sociais, advogados e orientadores sociais. Além disso, os usuários podem participar de aulas de artesanatos.
- Esses profissionais realizam o trabalho de triagem e encaminhamento adequado. O nosso trabalho é de convencimento de que elas possam voltar ao convívio familiar. No entanto, é bom ressaltar que as pessoas tem o direito de ir e vir -, enfatizou.
A secretária Andrea Meirelles ressaltou também que é importante a participação da população para ajudar o trabalho desenvolvido pela equipe de abordagem que fica na rua, ligando para o Centro Pop e informando onde existem casos de pessoas em situação de rua.
O trabalho desenvolvido pelo Centro Pop é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e conta com a parceria com a Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, Secretaria de Ordem Pública e Secretaria de Saúde.
Endereços:
Centro Pop - O Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem Social, funciona na Rua José Bruno de Azevedo, nº 99 (ao lado do Terminal Central), telefone: 2796-1084, de 8h às 17h.
Pousada da Cidadania - A Pousada da Cidadania funciona na Avenida Lagomar, 310, no bairro Lagomar, telefone: 2796-1802.