A equipe técnica do Centro Pop, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, iniciou, nesta semana, um trabalho de mapeamento com moradores em situação de rua. O objetivo é identificar quem são essas pessoas e encaminhá-las para o atendimento adequado.
De acordo com informações do coordenador do Centro Pop, o psicólogo Vítor de Souza, a equipe iniciou o trabalho na noite desta quarta-feira (19), na Praia dos Cavaleiros, Imbetiba e Centro.
"A nossa intenção é identificar quem são essas pessoas, pois desde quando começamos a oferecer almoço, o número de assistidos cresceu muito. Muitas delas possuem casas e emprego, nesses casos, estão sendo encaminhadas para atendimento nos Centro de Referência a Assistência Social (Cras)", explicou.
Ele acrescentou ainda que o Centro Pop oferece café da manhã, banho e almoço. "Estamos oferecendo também cortes de cabelo e barba todas as quartas, de 8h30 às 12h e, ainda, todas as segundas, atendimento para tirar a carteira de identidade, de 8h às 12h", informou.
Outro objetivo da iniciativa é oferecer qualificação profissional para quem tiver interesse e acesso a vagas de emprego para quem estiver apto para assumir o cargo. "Nós estamos firmando essa parceria com a Secretaria Adjunta Qualificação Profissional e devemos ter uma reunião na próxima semana", acrescentou Vítor.
O mapeamento deverá ser concluído até o final do mês. Na próxima semana, o trabalho seguirá para outros locais, como Barra de Macaé, Lagomar, Aroeira, Visconde de Araújo e Miramar.
O Centro Pop funciona na Rua José Bueno de Azevedo, 99, Centro, ao lado do Terminal Central.