Foto: Kaná Manhães
Cerca de 25 agentes do CCZ estarão pelas residências do Centro aplicando o larvicida
Continuam as ações de combate ao mosquito da dengue por todo o município. Nesta quarta-feira (30), o Mutirão Contra a Dengue segue para o Centro da cidade, com tenda montada na Praça Veríssimo de Mello, já na quinta-feira (01), o estande estará erguido na Praça Washington Luis, a partir das 9h, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Programa de Homeopatia, Coordenadoria Extraordinária de Defesa Civil e outras secretarias municipais.
A campanha tem como principal objetivo conscientizar a população para os perigos que a dengue pode causar à saúde dos moradores. Os agentes de saúde estarão distribuindo panfletos com orientações de como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti dentro das casas e pelos terrenos baldios dos bairros, além de estarem distribuindo doses homeopáticas que ajudam a minimizar os sintomas da doença, como febre alta, dores de cabeça, atrás dos olhos, nas articulações e nos ossos e manchas vermelhas pelo corpo.
Nesta quarta-feira (30), cerca de 25 agentes do CCZ estarão promovendo a campanha pelas residências do Centro, aplicando o larvicida e eliminando qualquer foco que possa contribuir para o nascimento das larvas do mosquito. Três mil casas receberam a visita dos agentes na última visita feita no bairro Miramar, no dia 22.
Com baixo risco da doença no município, as ações para acabar com o mosquito continuam pela região, mesmo após o levantamento feito através do programa desenvolvido pelo Ministério da Saúde, Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Lira), ter atestado que os números baixaram de 9 e 12 para uma média de um e dois em Macaé, de acordo com a porcentagem de risco da dengue com base no número de imóveis visitados pelas equipes de controle de zoonoses no país.
O próximo local que irá receber o Mutirão Contra a Dengue será a comunidade de Nova Esperança nos dias 06, 07 e 08. Já nos dias 13 e 14 o mutirão estará promovendo a campanha na Barra de Macaé, e para finalizar o mês de julho, a ação segue para o bairro Novo Cavaleiros nos dias 20 e 21.