Foto: Bruno Campos
No local, profissionais estão habilitados para tirar dúvidas sobre uso de medicamentos
O Centro Regional de Informação sobre Medicamentos (Crim) está funcionando no Hospital Público de Macaé (HPM). O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e visa atender população, estudantes e profissionais de saúde no esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos, além de gerar boletins de informações relacionadas.
O diretor superintendente do HPM, o médico Márcio Bittencourt, informa que o centro está instalado dentro das dependências do hospital e a equipe é composta por três farmacêuticos e dois professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "O centro funciona, há 15 dias, no HPM, e nossa intenção é ampliar as informações sobre medicamentos à população. A equipe também ministra palestras sobre o assunto nos locais onde for solicitado esse serviço", explica.
Uma das farmacêuticas da equipe, Fernanda Lacerda, conta que as dúvidas são bem variadas, mas que em geral as pessoas querem população quer obter mais informações sobre os efeitos adversos causados por alguns medicamentos. "Outra dúvida constante é sobre a alimentação. Muitas pessoas ficam receosas em tomar remédio com água ou leite. Em alguns casos, a utilização do leite pode afetar no efeito de certos medicamentos. O uso dos genéricos com relação a medicações de marcas, e ainda a utilização de medicamentos com ingestão de bebidas alcoólicas também são dúvida constantes", esclarece.
O Centro é o primeiro na região e antes funcionava há um ano e meio na UFRJ. Informações e dúvidas podem ser obtidas pelo telefone: 2773-0061, ramal: 2219, das 9h às 16h. Ou no e-mail: crim.ufrj.macae@gmail.com ou pelo link: http://crimufrjmacae.blogspot.com.br/p/envie-aqui-sua-pergunta.html.