O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), setor vinculado à da secretaria municipal de Educação está com inscrições abertas para o curso de Acupuntura Auricular e Técnicas Complementares Moxabustão e Massagem Terapêutica – Tui Na, que será realizado nos dias 29 de setembro e 06 de outubro, das 8h às 13h, na própria sede do Cetep, localizada na Rua Alfredo Backer, 363, Centro. Os interessados devem se dirigir ao Cetep de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Outras informações pelos telefones 27700828 e 27727483.
O aprendizado será de 40 pontos no pavilhão auricular. O curso é gratuito e destinado aos profissionais da área de saúde. O objetivo é estudar os conceitos básicos da Medicina Tradicional Chinesa e os princípios teóricos e práticos da Acupuntura Auricular. Estão sendo oferecidas 60 vagas.
Após o curso ministrado ano passado, na Cidade Universitária, pela professora Raquel Terra, foi inaugurado um ambulatório no Centro de Saúde Moacyr Santos, onde os profissionais da área de saúde utilizam as técnicas da Medicina Chinesa no serviço de atendimento a pacientes com enfermidades como: dores, hipotireoidismo, asma, depressão e insônia. Nesse ambulatório serão realizadas as aulas práticas do curso, das 13h às 17h.
A acupuntura auricular é uma técnica da medicina tradicional chinesa utilizada para tratar e prevenir enfermidades como hirpertensão arterial, diabetes mellitus, insônia, dores de cabeça, gastrite e dores na coluna. É uma técnica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, ou seja, através do pavilhão auricular estimulam-se pontos de órgãos, tecidos e articulações de todo o organismo.
– Devido ao sucesso do curso ano passado, que resultou na implantação do ambulatório, estamos oferecendo mais essa oportunidade -, endossa a secretária municipal de educação, Marilena Garcia.
A professora Raquel Terra explica que a técnica apresenta excelentes resultados atingindo a cura de enfermidades idiopáticas para a medicina ocidental, dentre elas, dor de cabeça, constipação e insônia. “É um exemplo de prevenção de enfermidades mais graves, como hipertensão arterial. Através do controle da HA previne-se infartos, alterações renais, e outras doenças”, disse Raquel.
Para a fisioterapeuta Gláucia Alencar Caldeira, o curso muda a vida das pessoas. “Descobri resultados fantásticos no tratamento. Os pacientes ficaram encantados quando eu comecei a tratar com a técnica, tratei diversas como dor lombar, gastrite, ansiedade e obesidade, levando à cura de muitos casos. Trata-se de um excelente curso, avalia a fisioterapeuta.
Formação: Raquel Terra é fisioterapeuta licenciada em Educação Física, acupunturista, mestre em Ciências da Saúde, com formação em Medicina Tradicional Chinesa pelo instituto Tai Yi / São Paulo (Tui Na, Acupuntura e Auriculoterapia) – Professor Ernesto Garcia; curso básico e avançado de Auriculoterapia com a professora Huang Li Chun China, curso no Hospital Universitário de Beijing/ China; formação em Qi Gong, Instituto Hei Wua/ RJ;fundadora e diretora do Centro de Medicina Chinesa/RJ.