Foto: Rui Porto Filho
De agosto de 2008 a setembro de 2009 foram emitidos 6.985 certificados pelo Cetep
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), atinge, na próxima semana, a entrega de mais de 10 mil certificados emitidos pela instituição em menos de dois anos. O número é comemorado pelos profissionais do órgão que já se preparam para a formatura deste ano, que até o momento finalizou cursos em 53 turmas e 16 ainda estão sendo capacitadas. Nesta semana, estão abertas as inscrições para oito cursos.
O Cetep oferece mais de 50 cursos gratuitos durante o ano, nas áreas ambiental, tecnologia da informação, hotelaria e turismo, construção civil, prestação de serviços, segurança e saúde, industrial, comercial, idiomas, administração, nutrição e alimentação. Todos com aulas práticas e emissão de certificados.
De acordo com a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, esse é um momento de comemoração. “Estamos felizes por vermos que a nossa população está buscando se qualificar para entrar no mercado de trabalho. Esse número relevante, também vem chancelar a credibilidade do Cetep perante a sociedade e as firmas que buscam mão-de-obra qualificada. Na verdade, todo o município tem que comemorar. Sinal de que as pessoas estão conscientes que somente com educação e qualificação é possível garantir sua entrada ou permanecia no mercado de trabalho, que cada dia que passa está mais exigente”, destaca.
Números – De agosto de 2008 a setembro de 2009 foram emitidos 6.985 certificados pelo Cetep. E, de janeiro de 2009 até o final de maio deste ano, mais de três mil certificados serão entregues, ultrapassando mais de 10 mil.
Inscrições abertas - Nesta semana, o Cetep ainda tem inscrições abertas para os cursos de Primeiros Socorros, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Eletricidade Residencial, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Fotografia Digital, Auxiliar de Creche, Espanhol Básico e Francês Básico. Os cursos começam no final de maio e início de junho.
Para se inscrever em um dos cursos o interessado deve ter idade igual ou maior que 16 anos e estar munido dos seguintes documentos: xerox da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, xerox autenticada e original do comprovante de escolaridade e uma foto 3X4.
Segundo a diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, das 16 turmas que estão sendo capacitadas, tem as oficinas de Grafitti e Aerografismo nas escolas municipais Maria Isabel e Zelita Rocha, e o curso de Técnicas de Construção Civil, que conta com a participação de mais de 30 alunos entre homens e mulheres.
A expectativa para o segundo semestre é a melhor possível. “Estamos recebendo uma demanda enorme de pessoas interessadas em nossos cursos e para atender a todos estamos montando uma grade extensa para o próximo semestre. Os cursos mais procurados são os das áreas de Tecnologia da Informação, idiomas, Recursos Humanos, Taifeiro e Almoxarifado”, conclui.