O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), da Secretaria Municipal de Educação, participa da Feira Institucional da Indústria e do Comércio de Macaé (FIIC), nos próximos dias 27 e 31 de julho, das 14h às 21h. O evento acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, Macaé Centro, simultâneo à XXXII Exposição Agropecuária, Industrial, Comercial e Turística de Macaé. A proposta do CETEP é oferecer o serviço de qualificação de mão-de-obra para os empresários.
— O CETEP adquiriu know how suficiente para oferecer cursos particulares também para as empresas. Os cursos gratuitos continuam sendo oferecidos à população, mas o mercado apontou essa demanda por capacitação profissional de funcionários que buscamos atender com preços competitivos e qualidade. As empresas interessadas serão bem vindas ao estande — explicou o secretário Guto Garcia.
O CETEP, que existe há três anos em Macaé, é a instituição executora e certificadora do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos não exclusivos à cadeia do petróleo do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras.
O Centro de Educação também certificou o curso de Pintura Industrial do Projeto de Qualificação Profissional do Programa Escola em Ação, uma iniciativa da Odebrecht Óleo & Gás, Instituto Crescer para Cidadania, e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A instituição já emitiu mais de 14 mil certificados e agora se prepara para a terceira fase do Prodesmar 2012, com 38 cursos gratuitos que serão subsidiados por um grupo de empresas, além da Prefeitura e a Petrobras. “Na primeira fase entre 2008 e 2009, foram 54 cursos. Este ano são 24 cursos do Prodesmar e, ano que vem, outros 38”, destacou o secretário, comemorando o sucesso da parceria.