A cerimônia da entrega dos 500 certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional não exclusiva à cadeia do petróleo, ministrados pela Prefeitura Municipal de Macaé com apoio da Petrobras, por meio do Centro de Educação Tecnológico Profissionalizante (Cetep), foi marcada por vários anúncios importantes e coincidências, já que ontem, quinta-feira, 11, a Câmara aprovou o projeto de Lei criando a reforma administrativa municipal.
Representando o prefeito Riverton Mussi, o Secretário Municipal Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Adalberto Aziz da Silva, lembrou aos 500 formandos que a mesma crença que os levaram a finalizar os cursos devem conduzi-los na busca por um lugar no mercado de trabalho.
O gerente de Comunicação e Segurança de Informações da UN-BC, Lincoln Weinhtar, disse que "a mãe do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) é a vice-prefeita eleita, Marilena Garcia", e destacou a importância da execução do primeiro convênio do Prodesmar, que consiste nos 54 cursos de qualificação gratuitos.
"Em quatro meses, o Cetep comprovou o início de um programa que pode ser modelo de gestão para o país. A Petrobras é minoritária em recursos financeiros, mas com grande atuação na capacidade técnica de gerenciar esses projetos do Prodesmar. É um modelo de gestão diferenciada que envolve empresa privada e os governos com prazo máximo de dois anos para concretização total", destacou Lincoln Weinhtar.
O Cetep é o executor de um dos quatro convênios assinados entre a Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras no dia 03 de julho: O Projeto de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Prodesmar formado ainda por outros convênios entre os governos federal, estadual e municipal, como a Duplicação da rodovia RJ-106 trecho Rio das Ostras-Macaé, Projeto Monitoramento por Câmeras e Despacho de Viaturas (novo 190) e o Planejamento Estratégico da Região Norte Noroeste.
A vice-prefeita eleita, Marilena Garcia, e o gerente Lincoln Weinhtar lembraram o empenho do deputado federal Jorge Bittar e do ex-gerente da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos, Carlos Eugênio Melro Silva da Resurreição, durante um ano de trabalho para elaboração do Prodesmar.
"O Cetep é uma conquista. É a ponte que liga o ensino profissionalizante à vida. Foi um projeto que se tornou meta e sonho da oportunidade de trabalho. As aulas começaram dia 04 de agosto e quatro meses depois temos 500 pessoas qualificadas profissionalmente. A nossa primeira reunião para elaborar o Prodesmar foi dia 13 de julho de 2007. Um ano de trabalho e hoje os primeiros frutos. No mesmo dia da formatura foi votada a reforma administrativa que enxuga a máquina municipal e valoriza o servidor público. São desafios da união por Macaé. É um pacto de todos.", disse a vereadora e vice-prefeita eleita, Marilena Garcia, uma das idealizadoras do Prodesmar, que na oportunidade convidou as cerca de mil pessoas presentes no Centro de Convenções para a cerimônia de diplomação no Teatro Municipal, dia 18, às 18h.
A diretora presidente do Cetep, Deyse Frota, o Secretário Municipal Especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Claro Papes, o Secretário Municipal Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, a vice-prefeita, Marilena Garcia, o gerente de Comunicação e Segurança de Informações da UN-BC, Lincoln Weinhtar, a coordenadora geral do Cetep, Omara Machado, e o instrutor do curso de Legislação Ambiental e paraninfo das turmas, Pedro Costa, entregaram os certificados a cada aluno representante dos cursos de Legislação Ambiental, Fotografia Digital, Secretária, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Almoxarifado, Introdução a Gestão Ambiental, Taifeiro, Gestão de Pessoas, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Bombeiro Hidráulico, Torrista, Básico de Operador de Empilhadeira, Auxiliar Administrativo Informatizado, Autocad Básico, Assistente de Contabilidade, Assistente de Materiais e Auxiliar de Escritório.
A partir do dia 05 de janeiro estarão abertas as inscrições para mais de 30 cursos de qualificação profissional não exclusivos à cadeia do petróleo no Cetep. Os cursos possuem duração de 20 até 200 horas com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite de segunda à sexta-feira, e sábados o dia todo. As pessoas interessadas em fazer a inscrição devem comparecer na Rua Alfredo Backer, 363 das 8h às 17h. Os candidatos devem ter no mínimo 16 anos completos, comprovante de residência, 1 foto 3x4, não ser estudante de rede particular de ensino, e ter renda familiar não superior a 3 salários mínimos.
Cursos que serão oferecidos em 2009 com inscrições abertas a partir do dia 05 de janeiro:
Auxiliar de Escritório
Assistente de Contabilidade
Assistente de Materiais
Auxiliar de Consultório Dentário
Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
Introdução a Gestão Ambiental ISO 14001
Análise de Impactos Ambientais e Legislação
Educação Ambiental para Comércios e Serviços
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Leitura e Interpretação de Desenho Técnico
Adobe Photoshop
Secretária
Fotografia Digital
Dinâmica de Grupo - Técnicas para Diferentes Situações
Memorização e Leitura Dinâmica
Contínuo - Office Boy e Office Girl
Noções Básicas de Primeiros Socorros
Comunicação Eficaz
Operador de Telemarketing
Recepcionista / Telefonista
Interpretação e Expressão Corporal
Linux Básico
Informática na 3ª Idade
HTML Básico
Redação para Concursos
Inglês Básico
Marketing Básico
O Poder da Comunicação
Marketing Pessoal
Construção de Home Page em HTML
Dreamweaver
Fireworks