logo

Cetep e Pronasci: inscrições para cursos no Nova Holanda iniciam dia 7

05/01/2010 14:21:38 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Divulgação

Uma das preocupações da secretaria de Educação é garantir o acesso à informatização dos alunos

Os moradores do Nova Holanda que desejam fazer um curso de qualificação gratuito não precisam mais sair do bairro. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abrirá, a partir de quinta-feira (7), inscrições para os cursos de Técnicas de Construção Civil e Auxiliar Administrativo. Ele será administrado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (5), durante reunião realizada no Cetep, com a equipe técnica do centro, representantes do Gabinete de Gestão Integrada, a Associação de Moradores do Nova Holanda e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

As inscrições serão realizadas na Associação de Moradores do Nova Holanda/Cras, local das aulas. Para participar dos cursos é preciso comparecer ao local com Identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e Titulo de Eleitor. Os alunos receberão todo o material necessário para acompanhamento do curso.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores, Elias de Oliveira Junior, o Juninho, é importante para a comunidade do Nova Holanda, que os cursos sejam oferecidos no próprio bairro. “Antes era distante, o que dificultava o acesso para muitas pessoas. Só tenho a agradecer o trabalho que está sendo desenvolvido no sentido de integrar as ações dentro do bairro. Esses cursos irão dar oportunidade a quem quer oportunidade”.

A assessora do Gabinete de Gestão Integrada, Sandra Camargo Barretto, comentou que a idéia é integrar todos os atores das comunidades. “Quanto mais integração houver entre os órgãos, mais segurança teremos no município. Este é um trabalho de motivação e cidadania”.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, explicou que a escolha dos cursos foi feita após uma pesquisa de demanda realizada no bairro. “Precisamos perguntar às comunidades os que elas querem, e não oferecer apenas o que pensamos que precisam. Dessa forma, conseguimos atingir resultados mais expressivos”.

Esta é a primeira etapa do projeto que prevê o atendimento de todos os territórios Pronasci (áreas identificadas com maior índice de violência). O objetivo é fazer um trabalho de prevenção, dando oportunidades reais de inclusão no mercado de trabalho e afastando as pessoas da violência. Após a conclusão dos cursos, poderão ser ofertadas novas qualificações, de acordo com a demanda da própria comunidade.

Parceria da Secretaria com o Pronasci formou mais de 5 mil alunos em 2009
A parceria com o Pronasci conseguiu formar no ano passado 6.985 alunos macaenses, atingindo a meta proposta pelo programa (que era de 5.740), tornando assim um dos municípios que apresentou um dos melhores resultados no país. O convênio foi firmado em outubro de 2009, durante reunião com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), coronel Edimilson Jório e integrantes do colegiado do Cetep. Na ocasião, o coronel ressaltou a preocupação com a continuidade do atendimento aos jovens assistidos pelo Protejo (Projeção de Jovens em Território Vulnerável), mesmo após o período de recebimento das bolsas.