Foto: Bruno Campos
Capacitação para o mercado de trabalho é meta do Cetep
"Hoje sou concursada, tenho estabilidade, faço o que gosto. Estava desempregada, mas agora estou muito feliz". Assim Maria José Viana, de 55 anos, que atua há seis anos como Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), pela Prefeitura de Macaé, definiu o trabalho, realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Em 2009, ela foi aluna do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab).
Para o diretor de Educação Profissional da Agetrab, Jovenito Tavares, todos os cursos do Cetep são importantes, pois promovem a liberdade dos munícipes para buscar chance eficaz no mercado de trabalho. "Nossos cursos oferecem esperança para trabalhadores das classes C, D e E. É o papel do poder público garantir as oportunidades que o Cetep está promovendo", avalia.
No curso de Auxiliar de Saúde Bucal do Cetep ocorrem parcerias com clínicas e consultórios para as aulas práticas, enquanto que as aulas teóricas são realizadas no próprio órgão, na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, telefone (22) 2770-0828.
Maria José disse para alunas, cujo curso de Auxiliar em Saúde Bucal termina no próximo dia sete de dezembro, que há muitos consultórios para atuação. "O campo de trabalho é muito grande. Fiquem de olho em futuros concursos", estimulou as estudantes.
Gabriela Silva, de 24 anos, elogiou o Cetep. "O sistema de ensino do Cetep é muito bom, proporciona que a gente tenha contato com o ser humano. O professor Rafael Cidade é excelente. Já estou agendando os processos para futuros estágios", conta.
Já Rafaela Fonseca, de 20 anos, comenta que sempre gostou da área de saúde. Ela e Gleice da Silva, de 21 anos, informam que o curso de ASB lhes dá uma oportunidade que aumenta o conhecimento técnico. As três terão de tomar vacinas antitetânica, hepatite B e tríplice viral como fator de prevenção.