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Cevas lança mais um canal de comunicação para Aedes

15/01/2024 10:19:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O objetivo do WhatsApp Aedes (22) 2772-6461 é democratizar o acesso da população aos serviços

A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) realiza diversas atividades no município para combater o Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Além das visitas domiciliares, há também o trabalho perifocal mecânico e manual, e utilização de carro fumacê. O trabalho é feito diariamente de forma intersetorial, mas a colaboração da população é fundamental para o controle do vetor. Neste sentido, foi lançado mais um canal de comunicação entre o órgão e a comunidade, o Whatsapp Aedes (22) 2772-6461.

O coordenador da Cevas, Luan Campos, explica que o aplicativo é apenas para receber mensagens de texto e não recebe ligação. Para ligações, a coordenadoria possui o 0800-022-6461. “Apesar do canal ser voltado para denúncia de focos de dengue no município, os munícipes poderão solicitar demais demandas para controle de vetores como mosquitos, roedores e caramujos-africano. Também poderão enviar demandas que envolvam animais peçonhentos como aranhas e escorpiões, além do achado de morcegos”, disse.

Luan ressalta que o objetivo de criar mais um meio de comunicação com a população é uma forma de democratizar o acesso das pessoas aos serviços, possibilitando maior rapidez no envio, recebimento e atendimento das demandas. “A maior parte das pessoas utilizam aplicativo de mensagem para se comunicarem, então é mais uma importante ferramenta para estarmos próximos dos cidadãos e recebermos o maior número destas demandas que são úteis”, completou.

Para atender as demandas, o órgão está com uma equipe preparada, e o prazo de atendimento será em média de até 10 dias úteis. “Para nós é importante e fundamental que, como em outros canais, o solicitante receba um retorno mediante a sua reclamação. Além disso, a Coordenação e a Supervisão também terão acesso e acompanharão o canal das demandas, facilitando o entendimento das problemáticas que surgirem e aproximando-nos ainda mais da realidade destes cidadãos”, pontuou.

Funcionamento

O canal pelo WhatsApp funcionará 24h. O cidadão poderá enviar mensagem quando quiser, entretanto o horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h. Todo cidadão receberá uma mensagem automática, mesmo fora deste período, mas a demanda ficará registrada até que o próximo dia e horário de atendimento esteja disponível.

Ao enviar a mensagem, o munícipe deve seguir as instruções após a primeira mensagem enviada para que a demanda possa chegar com o maior número de informações possíveis, o que facilitará o trabalho das equipes dos agentes que estão nas ruas. É importante colocar o nome, endereço completo, telefone para contato e se possível localização ou fotos da demanda. Caso o cidadão prefira o anonimato, não precisa informar seu nome, ou se preferir, pode utilizar o Disque Dengue na forma de ligação telefônica.

Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


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