logo

Cevas prossegue com cronograma de ações

29/10/2023 16:47:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

No Dia de Finados serão montadas tendas de Educação em Saúde em quatro cemitérios

A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, prossegue com ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chykungunia) nos bairros, por meio de visitas e inspeções em residências e pontos estratégicos.

Nesta semana, na quinta-feira (02), Dia de Finados, serão montadas tendas de Educação em Saúde nos cemitérios Memorial da Igualdade, Rosário, Santíssimo, São João Batista, com orientações sobre arboviroses, distribuição de material informativo e anotação de reclamações ou denúncias.

Entre os dias 30 de outubro e primeiro de novembro, os agentes de endemias estarão inspecionando os pontos estratégicos dos bairros Imboassica, Novo Cavaleiros e Granja dos Cavaleiros com método de trabalho que envolve orientação, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual, através de bombas aspersoras.

Já o Cevas Itinerante dessa semana acontece na terça-feira (31), em Nova Cidade (Laranjeiras), com visita domiciliar, vacinação antirrábica em cães e gatos a partir de quatro meses, o trabalho de controle de roedores, colocação de telas em caixas d´água e reconhecimento geográfico, além de orientações sobre o controle e combate ao mosquito, além da aplicação de larvicida e controle mecânico.

Antirrábica - O cronograma de vacinação antirrábica para cães e gatos segue nesta semana, sendo na terça-feira (31) com posto volante na Nova Cidade – Laranjeiras e dia primeiro de novembro na segunda guarita do Village Park.

O trabalho de tratamento de roedores acontece segunda-feira (30),no Centro; na terça-feira (31), na Barra e na quarta-feira (1º), no Parque Aeroporto.

Lançamento – Acontece nesta segunda-feira (30), o lançamento do Guia de Procedimentos Operacionais Entomológicos (POE), relativos à Febre Amarela e Malária. Os guias são fundamentais para a coleta de formas imaturas e adultas de mosquitos envolvidos na transmissão da febre amarela e da malária, que foram elaborados com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, da Prefeitura Municipal de Macaé, do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade -NUPEM (UFRJ/Macaé) e da Nosmove-Fiocruz.


Fotos Relacionadas