Foto: Moisés Bruno
Objetivo é democratizar e ampliar o acesso à imunização
A campanha de vacinação antirrábica 2023 registrou 19.298 mil atendimentos, entre cães e gatos. Com a implantação do drive-thru, realizada em três edições nos últimos dois meses, o objetivo foi democratizar e ampliar o acesso à imunização. Para as ações contra a raiva animal, a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, atuou ainda com pontos volantes em diversos bairros do município, além da Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Animal).
O coordenador do Cevas, Luan Campos, destaca que os locais com maiores índices de animais vacinados são Visconde, Lagomar, Aeroporto, Ajuda e Barra de Macaé. Ele acrescenta que a campanha aconteceu do Norte ao Sul da cidade.
O imunizante contra a raiva animal continuará disponível na UBS Animal Barreto, que funciona nas dependências do Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, para o pronto-atendimento e os outros serviços. O local fica aberto até às 17h.
"O drive-thru foi uma iniciativa inovadora em Macaé, sendo a cidade pioneira no Interior do Estado. Temos uma missão cumprida e estamos à disposição para atender e dar suporte a iniciativas e protetores individuais que não puderam levar seus animais. Em 2024, a meta é bater essa marca de imunização animal atual. Acredito que democratizamos e ampliamos o acesso à vacinação", pontua Luan.