Cevas segue com cronograma de combate ao Aedes

19/03/2023 10:10:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A coordenadoria tem intensificado as ações de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Através da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), os agentes de endemias atuam nos bairros e localidades da cidade.

Semanalmente, a coordenadoria elabora cronograma de atividades com o objetivo de reforçar o trabalho de controle do mosquito e as informações sobre a importância da participação da população nas ações de combate aos criadouros do mosquito.

Na próxima semana, os agentes de endemias irão atuar em pontos estratégicos com inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos, através de bombas aspersoras, Nossa Senhora da Glória, Imboassica, Piracema, Novo Cavaleiros e Barra de Macaé.

O carro fumacê (UBV) fará o trabalho de pulverização nos bairros, sempre às 5h. Na próxima semana a ação estará nos bairros: Aroeira (20), Parque Aeroporto (21, 22 e 23) e Bosque Azul (24). A utilização do carro fumacê segue critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde.

O uso do equipamento é feito em períodos preestabelecidos e respeitando fatores climáticos, pois em condições de chuva ou vento forte não pode passar. É importante salientar que o uso indiscriminado de inseticida pode provocar desequilíbrio ambiental, uma vez que atinge a população de insetos e outros animais em sua totalidade, afetando o ecossistema.

O trabalho de controle de roedores será realizado entre os dias 20 e 24, das 8 às 16 horas nos bairros Imbetiba, Parque Aeroporto e Virgem Santa.