Cevas segue com programação de combate ao Aedes

05/03/2023 08:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A pulverização de inseticida com o carro fumacê acontecerá em cinco bairros

A Secretaria de Saúde Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), segue durante toda semana, com o trabalho de controle e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Além das ações de campo com o reconhecimento geográfico nos bairros, também será realizada a pulverização com o carro fumacê e visitas em pontos estratégicos.

Ao longo da semana, estão previstas visitas em empresas, borracharias, ferros velhos e órgãos públicos com orientações, tratamento focal com aplicação de larvicida, identificação e eliminação de criadouros do mosquito.

O controle de roedores será realizado entre os dias 6 e 10, das 8h às 16h, nos bairros Centro, Imbetiba e Cavaleiros.

Seguindo critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde, a Cevas fará a aplicação com carro fumacê em cinco bairros. Os horários do carro fumacê são estabelecidos de acordo com os hábitos do mosquito. O trabalho de pulverização com carro fumacê mata os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã, pois o Aedes tem hábitos diurnos. Serão atendidos os bairros: Visconde, Virgem Santa, Novo Horizonte Riviera e Parque Valentina Miranda.

Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.

Cronograma do carro fumacê:

06/03 - 5h – Visconde

07/03 - 5h – Virgem Santa

08/03 - 5h – Novo Horizonte

09/03 - 5h – Riviera

10/03 - 5h – Parque Valentina Miranda