Devido à intensa chuva deste domingo (1º), foram suspensas as aulas na rede municipal de ensino. As aulas retornam depois que a situação das chuvas for normalizada, após a limpeza das 105 unidades municipais. O ensino municipal conta com aproximadamente 37 mil estudantes.
Em Macaé, cerca de 90 desabrigados estão no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. A unidade, situada na avenida Amaral Peixoto, 555, está recebendo donativos como alimentos prontos não perecíveis, água mineral e produtos de higiene.
O prefeito, Dr Aluízio, montou uma força-tarefa com equipes das secretarias operacionais como Obras, Saúde, Defesa Civil e Agricultura, que estão percorrendo a cidade desde a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (2).
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde domingo houve sete horas de chuvas ininterruptas. A Defesa Civil informou que da meia noite às 2h choveu 134 milímetros. Das 2 às 4h, foram 104 milímetros de água. O índice pluviométrico foi registrado nos horários de pico da chuva.
A previsão dos órgãos de meteorologia é que o verão será de dias de temperaturas altas, de mais de 42 graus, com chuvas atípicas, com grandes volumes de água na parte da tarde. Por isso, a Defesa Civil está em situação de alerta. A equipe da Defesa Civil está de plantão, podendo ser acionada pelos telefones 199.