Chuvas: Defesa Civil em alerta

15/11/2006 13:45:42 - Jornalista: Simone Noronha

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Macaé (Comdec) continua em estado de alerta devido às chuvas que vem caindo na cidade nos últimos dias. Os bairros mais atingidos foram Nova Esperança e Novo Eldorado, onde cerca de 150 famílias foram afetadas por alagamentos nesta quarta-feira (15). Até agora, a Secretaria de Promoção Social atendeu apenas o caso de um senhor que ficou desabrigado – ele foi encaminhado a uma pousada.

A Associação de Moradores da Nova Esperança está fazendo um cadastramento das famílias que quiserem deixar suas casas até a água baixar. “A maioria não quer sair de casa, pois o tempo já começou a melhorar. Mas as famílias que quiserem serão abrigadas no Ciep Nova Holanda. A prefeitura vai dar toda assistência”, informou o sub-coordenador da Defesa Civil, sargento BM Cláudio Magalhães.

No bairro Novo Eldorado, uma bomba foi colocada para ajudar a baixar o volume de água na Rua E. Os bois bairros afetados são frutos de ocupações irregulares na década de 90. A área era um grande manguezal que foi invadido. A Defesa Civil está em plantão 24 horas para atender a qualquer chamado de emergência pelo telefone 199. De acordo com a previsão do site Clima Tempo, o tempo começa a melhorar a partir desta quinta-feira. Para o fim de semana, a previsão é de sol com poucas nuvens.

Ponte – A Secretaria de Obras já liberou o trânsito na Ponte de Córrego do Ouro, na RJ-162, que teve seu desvio destruído pelas fortes chuvas da última terça-feira. A Secretaria colocou no local uma chapa de aço, que permite a passagem de carros de passeio. A Guarda Municipal está monitorando o trânsito no trecho. A ponte está sendo reformada pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER-RJ). “Como o DER demorou para trazer a chapa de aço, a prefeitura tomou logo as providências”, disse o secretário de Obras, Tadeu Campos.