Chuvas deixam prefeitura em alerta

16/01/2007 17:16:02 - Jornalista: Simone Noronha

A nova frente fria que trouxe chuvas para todo o estado do Rio deixou a prefeitura de Macaé novamente em estado de alerta. Para evitar o aumento de alagamentos nas áreas mais baixas da cidade, a Secretaria de Obras colocou em funcionamento sete bombas para escoar a água. “Estamos dando atenção total a essas áreas mais críticas. As bombas vão ajudar a não termos problemas maiores”, disse o secretário Tadeu Campos.

Para atender a área central da cidade, duas bombas estão funcionando na Estação de Bombeamento na Rua Télio Barreto, na Aroeira. Na região do Soy e Mar e Campo do Oeste, as bombas foram instaladas nas ruas Argentina e Água Marinha. No Novo Cavaleiros, foi instalada uma bomba na Rua Netuno, onde os alagamentos são comuns. Também estão funcionando bombas nos bairros Nova Esperança e Nova Holanda.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil também está em alerta devido às chuvas. O único chamado mais grave foi o de uma família do bairro Bela Vista, próximo ao Castelo, onde um barranco caiu, atingindo a parede de uma casa. O imóvel foi interditado e a família foi para a casa de parentes. “Vamos continuar em alerta 24 horas. A expectativa é de que o tempo melhore a partir de quinta-feira”, disse o coordenador de Operações da Defesa Civil Municipal, tenente BM Eduardo Moreira.

Obras - Para acabar de vez com os problemas de alagamento na cidade, a prefeitura vai investir este ano R$ 243 milhões no projeto de macrodrenagem do município, que inclui ainda o tratamento de esgoto. O projeto da macrodrenagem foi baseado em um cronograma de cinco anos, e já está em processo para a abertura da licitação.