Se precisar, a população pode ligar 199 (Defesa Civil)
Estação de transição entre o verão e o inverno, o outono começou às 12h33 deste domingo (20) e vai até 06h14 do dia 21 de junho. Técnicos da Defesa Civil Municipal estão em alerta para este novo período climático que iniciou com chuvas e ventos fortes no município. O fenômeno acontece devido à incursão de massas de ar frio vindas do Sul do continente que provocam queda da temperatura e podem ocasionar até geadas.
As chuvas no período podem atingir entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, de acordo com prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil no número 199 (ligação gratuita).
O secretário adjunto da Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus Florêncio, informou que, até a manhã desta segunda-feira (21), o município não registrou ocorrências devido ao mau tempo da nova estação.
A previsão do tempo é monitorada pela Defesa Civil e os avisos meteorológicos são divulgados no Portal e redes oficiais da prefeitura. Além disso, o órgão mantém a população informada também através de mensagens via o serviço SMS no celular de quem se cadastrou para receber as informações.
O monitoramento climático segue, principalmente, com relação ao nível dos rios com ênfase na região serrana. Os moradores ribeirinhos devem ficar atentos para saber como agir em caso de alagamento. Se o nível da água estiver subindo, devem procurar um lugar seguro. A orientação é que em caso de rajadas de vento, não se deve abrigar embaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia elétrica e a placas de propaganda.
A Defesa Civil pede aos cidadãos que redobrem a atenção neste momento porque existe, ainda, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e/ou árvores e até descargas elétricas devido à incidência de raios. Se possível, desligue aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia, são algumas das instruções.