A Fundação Macaé de Cultura reiniciou nesta semana as atividades da Cia Art Luz de Dança e Teatro, após o intervalo de férias dos alunos. A Companhia foi criada no ano passado com o intuito de oferecer aprimoramento artístico de um grupo que vem se destacando no projeto Art Luz. A Cia está em funcionamento no quinto andar do Centro Macaé de Cultura, com aulas de balé, jazz contemporâneo, sensibilização teatral e áudio visual, dança de rua e teatro.
Uma das metas da Cia Art Luz é formar um grupo que possa ter orientação profissional, visando à inserção no mercado de trabalho dos integrantes que tiverem interesse de seguir carreira artística, através do curso técnico ou superior de dança e teatro. O objetivo maior do projeto é descobrir e fortalecer novos talentos. O tempo estimado para que o processo de desenvolvimento pessoal aconteça é de dois anos e meio.
A Cia Art Luz de Dança e Teatro é um dos projetos de Macaé que foi apresentado no 1º Encontro Estadual de Secretários de Cultura, que ocorreu no Hotel Guanabara, no Rio, dias 1º e 2 de março. A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, participou do evento assessorada por Luca Loureiro. Os gestores municipais tiveram no encontro a oportunidade de trocar experiências, divulgar eventos, projetos, programas e potencialidades, além de outros itens relacionados à política pública cultural do município.
A partir desta semana, a coreógrafa e maitre de balé, Ivana Mussi, passou a integrar o elenco de professores da Cia Art Luz de Dança e Teatro, que se completa com Alessandra Gripp, Robson Escabeche, Claudia Bispo e Kattiane Lopes. A Cia se divide em turmas Juvenil e Infantil, totalizando 125 alunos. Alguns profissionais que trabalham com o projeto também aproveitam as audições para exercitar suas habilidades.
.