logo

Ciclista recordista passa por Macaé e recebe bandeira da cidade

20/10/2006 18:00:52 - Jornalista: Janira Braga

O recordista brasileiro em percurso de longa distância, Carlos Henrique Ribeiro, de 42 anos, recebeu nesta sexta-feira (20) do prefeito Riverton Mussi a bandeira de Macaé, que somou às 353 bandeiras de municípios e estados que o ciclista contabiliza no seu novo desafio. Carlos Henrique quer fazer um tapete de bandeiras de cidades e estados no Maracanã e para isso, já percorreu de bicicleta 49 mil quilômetros em todo o Brasil, ultrapassando seu próprio recorde nacional, que era de 38 mil quilômetros, chegando ao recorde mundial. O encontro foi no gabinete.

- Em julho do ano passado comecei a recolher as bandeiras das cidades por onde passava. Comecei o percurso em Jardim, no Mato Grosso do Sul, de onde sou e não tenho data para terminar – afirmou o atleta, que utiliza uma bicicleta para conhecer o Brasil sem qualquer carro de suporte.

Carlos Henrique está no Guiness Brasil como recordista brasileiro em percurso de longa distância em uma bicicleta e aguarda sua nova marca – 49 mil quilômetros percorridos – entrar no Guiness Book Mundial. “O mais importante que aprendi nestes quatro anos na estrada é que a vida é passageira e temos que aproveitar. Aprendi a ler e escrever nos últimos anos em cima da bicicleta e hoje ministro palestras de motivação e estímulo à prática esportiva”, disse.

O prefeito Riverton Mussi destacou que o incentivo ao esporte é uma das prioridades da administração municipal. “Macaé está se transformando em um grande pólo esportivo. Conseguimos junto ao Ministério do Esporte que Macaé seja a Cidade do Basquete, sediamos o Desafio Pan-Americano de Ginástica Rítmica e a Seletiva Pan-Americana de Tênis de Mesa. Além disso, nossos times já são respeitados nacionalmente e investimos nas categorias de base, com escolinhas para a garotada”, disse.

Os programas de esporte da prefeitura começam trabalhando com crianças a partir de sete anos, com o Programa de Iniciação Desportiva (Pides), que atende a garotada até os 15 anos. São 650 crianças e adolescentes que participam de escolinhas de basquete, vôlei, futsal, futebol de campo e handebol. Já a Fundação Macaé de Esporte (Fesporte) fomenta os esportes de alto rendimento.

O secretário de Esporte e Lazer, Teodomiro Bittencourt Filho e o subsecretário da pasta, Valter Bittencourt, comentaram que Macaé está dando o apoio para o atleta conseguir atingir sua meta de fazer o tapete de bandeiras no Maracanã. “O esporte contribui para a formação do cidadão e tem que ser estimulado”, comentou o subsecretário.

Carlos Henrique, que chegou em Macaé vindo de Itaperuna, no Norte Fluminense, é patrocinado pela Wizard. O representante comercial da escola de inglês, Frederic Verstappen, também participou do encontro no gabinete, além do secretário de Comunicação, Romulo Campos. A próxima etapa do percurso do ciclista é Rio das Ostras e outras cidades da Região dos Lagos.