Prossegue nesta quinta-feira (8), às 19h, no Solar dos Mellos o do ciclo de palestras "Filosofia e Cinema" com a apresentação do filme Cidade dos Sonhos, de David Lynch, e palestra de Marici Passini, escritora e Doutora em Literatura pela UERJ. A entrada é gratuita. O evento foi lançado, no dia 10 de abril, e será realizado toda segunda quinta-feira do mês, às 19h até novembro. Os participantes de 75% da programação ganharão certificados de participação.
O evento é uma realização do Centro de Estudos Cláudio Ulpiano em parceria com a secretaria executiva de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph).
De acordo com a presidente do Centro de Estudos Cláudio Ulpiano no Rio e Janeiro, Silvia Ulpiano, responsável pelo núcleo em Macaé, Cidade dos Sonhos é um filme sobre o cinema. "Todos os elementos da indústria do cinema lá estão, desde os sonhos dos aspirantes a estrelas até as mansões dos figurões nas colinas de Los Angeles, passando por todo o glamour e mistério que envolve Hollywood. Mas é também num outro sentido que podemos dizer que Cidade dos Sonhos é um filme sobre cinema. Há um segundo cenário sobre o cenário principal, onde o mais importante não são as ações dos personagens, mas sim as ações, as invenções, os clichês e a magia do próprio cinema. O cinema é tão "sobrenatural" quanto pode ser a vida!, parece dizer David Lynch".
No dia 10 de Abril foi apresentado o filme "A Casa das Bonecas" e ministrada palestra sobre "A Mulher – em Busca de uma Vida Própria" pela doutora em Psicologia Clínica, Silvia Ulpiano.
O site www.claudioulpiano.org.br está em fase experimental, no entanto é possível acessar. Segundo Silvia Ulpiano, tudo começou em 2005 quando cinco alunos fundaram na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Tereza, o Núcleo de Estudos Claudio Ulpiano, como uma associação civil sem fins lucrativos a fim de preservar e divulgar o trabalho do doutor; suas centenas de aulas gravadas e seus escritos filosóficos; promover cursos, e criar novos núcleos de estudo e pesquisa nas áreas de filosofia, ciência e artes.
Programação do ciclo de palestras Filosofia e Cinema
Dia 12/06 (programação especial do Dia dos Namorados)
Filme: Filme de Amor – Julio Bressane (2003)
Palestra: Julio Bressane: Quase Cinema
Palestrante: Cláudio da Costa – professor do Instituto de Artes da UERJ, coordenador do Curso de Cinema da Estácio de Sá e autor de Cinema Brasileiro Anos 60/70 – dissimetria, oscilação e simulacro – 7 letras, 2002
Dia 10/07
Filme: O Ano Passado em Marienbad – Alain Resnais (1961)
Palestra: Por uma Imagem-tempo: as Pontas do Presente
Palestrante: Tatiana Roque – doutora em filosofia da Ciência, professora da UFRJ, pesquisadora do Collège International de Philosophie – Paris, de 2001 a 2007
Dia 14/08
Filme: Glória – John Cassavetes (1980)
Palestra: O Corpo no Cinema de Cassavetes
Palestrante: Viviane de Lamare – psicanalista e doutora em Literatura Comparada pela UERJ
Dia 11/09
Filme: Terra em Transe – Glauber Rocha (1967)
Palestra: Paulo Oneto – doutor em Filosofia pela Universidade Nice-França e professor da pós-graduação em Filosofia da Gama Filho
Dia 09/10
Filme: Morte em Veneza – Luchino Visconti (1971)
Palestra: Por um Cinema do Tempo Puro
Palestrante: Eduardo Goldenstein – cineasta, diretor de Bartleby – O Copista
Dia 13/11
Filme: A Dama de Shangai – Orson Welles (1947)
Palestra – A Profundidade de Campo e a Proliferação dos Sentidos
Palestrante – Jucenei Batista – mestre em Psicologia pela UFF
Legendas das fotos:
Público prestigiou abertura do ciclo de palestras "Filosofia e Cinema" no dia 10 de abril.
Silvia Ulpiano e a vereadora Marilena Garcia divulgando a programação