A coordenadoria do Programa Macaé Cidadão inicia no próximo dia 12 as inscrições para o programa Educando na Cidadania. O enfoque principal do projeto é a cidadania não só no aspecto jurídico, mas como prática social. O Educando na Cidadania é destinado a estudantes de terceiro e quarto ano do ensino fundamental e a professores, que poderão fazer suas inscrições no Macaé Cidadão.
Os alunos receberão a visita da equipe do Macaé Cidadão nas escolas. Todos os encontros, tanto com os professores e alunos, acontecerão no Teatro Municipal, às 14h. Entre os temas em debate com os estudantes estão Sexualidade e Juventude, Cidadania, Ética e Participação Política, Exclusão Social, Drogas e Violência. A data será ainda definida. Além desses encontros haverá uma oficina temática.
Os professores poderão se inscrever na sede do Macaé Cidadão que fica na galeria Quissamã, das 8h às 17h. Os professores terão a oportunidade de assistir palestras sobre “Sexualidade e Juventude”, no dia 28 deste mês, “Drogas, Violência e Exclusão Social”, no dia 03 de julho.
Segundo a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, considera a escola um espaço de construção da cidadania. Amélia lembra que a proposta é debater sobre o tema cidadania em sua dimensão histórica entre professores, alunos, equipe de apoio das escolas, diretores, pais e demais membros da comunidade.
“Esperamos estimular a reflexão crítica e investigativa do tema, promovendo uma interação do estudante”, diz. Amélia lembra que todo trabalho será realizado em parceria com a secretaria de Educação (Semed).