Cidade Energia: Macaé em destaque no mercado global de óleo e gás

23/09/2022 18:07:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Base das principais transformações registradas pelo mercado do petróleo nacional nos últimos anos, Macaé ganha destaque no cenário global da energia ao ser fonte de mais de R$ 25 bilhões em investimentos de empreendimentos que compõem o portfólio que será apresentado pelo governo municipal durante a participação na Rio Oil and Gas, segunda maior feira do segmento offshore do mundo, que acontece de segunda (26) a quinta-feira (29), no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro.

Macaé estará presente como expositora no evento, dividindo, assim, espaço privilegiado com grandes operadoras da indústria de óleo e gás mundial, e também com empresas que viabilizam o novo perfil de negócios, responsável por gerar, nos últimos dois anos, mais de 16 mil postos de trabalho, que garantem à Cidade Energia a liderança regional na geração de empregos formais em 2021 e também em 2022.


“Estamos estruturados para garantir aos empreendedores a tomada de decisão para investir no melhor ambiente de negócios do nosso Estado. Nos preparamos para este momento, ouvindo da própria indústria as decisões que refletem hoje na geração de empregos, na consolidação de investimentos e neste novo perfil de Macaé, que volta a ser uma cidade de gente feliz e com qualidade de vida”, destaca o prefeito Welberth Rezende.


O case de sucesso já conquistado pelo governo na execução de políticas de fomento à nova fase de industrialização da cidade, a partir de pautas definidas com o governo do Estado, como a inclusão de Macaé na tributação especial do ICMS prevista na Lei Estadual 6.979/2015, e o decreto assinado pelo governador Cláudio Castro que desonera a operação do gás natural fornecido a termelétricas instaladas na cidade, também corroboram a expertise levada pelo município aos debates e apresentações propostas pela Rio Oil and Gas.


“Estar na Rio Oil and Gas é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para que possamos apresentar Macaé para um novo mercado que surge em meio às transformações da indústria de óleo e gás. Vivemos hoje a fase da transição energética em que as termelétricas representam a segurança necessária para devolver à nossa cidade, ao nosso Estado e ao nosso país, um novo cenário de industrialização e desenvolvimento. E Macaé está plenamente preparada para assumir esse protagonismo nacional”, defendeu Rodrigo Vianna, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé.


Parcerias

Macaé levará também à Rio Oil and Gas, um modelo inovador na formatação do estande que reúne empresas instaladas na cidade como parceiras e apoiadoras.

Em um espaço privilegiado, o estande apresentará empreendimentos, produtos e serviços prestados pelas empresas parceiras, através da cooperação prevista nos termos do selo “Amiga de Macaé”.

Acompanhe todas as agendas de Macaé na Rio Oil and Gas nas redes sociais e no site oficial da prefeitura.