logo

Cidade Universitária conta com serviço gratuito para orientações na Declaração do IRPF

14/05/2025 09:54:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

O serviço é destinado aos servidores

O Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) retomou as atividades na Cidade Universitária. Os interessados podem procurar o espaço que funciona na sala 203 do Bloco D, das 14h às 16h. O local vai disponibilizar oferecimento de serviço online e gratuito aos servidores para orientações e preenchimento da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) com a atuação de 22 extensionistas dos cursos de Ciências Contábeis. O prazo para envio da declaração de 2025 sem multa encerra em 30 de maio de 2025.

Além da declaração do imposto de renda, o local também atende, gratuitamente, contribuintes com baixa renda, que podem contar com a assistência de universitários para a resolução de problemas que envolvam questões tributárias, como orientações básicas sobre regularização de CPF, MEI, imposto sobre transações financeiras (ITF) e outras obrigações acessórias, dentro do escopo orientativo do NAF.

O núcleo é fruto de acordo de cooperação técnica da RFB de Macaé e Cabo Frio assinado com o Instituto de Ciências da Sociedade (ICM) da Universidade Federal Fluminense (UFF ) com apoio da prefeitura, O atendimento é oferecido para moradores de Macaé que possuem renda anual até R$ 50 mil, servidores e colaboradores do Polo Universitário da UFF, além de contribuintes cuja declaração de imposto de renda possa ser realizada no modelo simplificado, sem operações complexas, como investimentos em bolsa de valores, ganho de capital ou atividades rurais.Também será necessário enviar documentação comprobatória.

Abertura
A abertura do espaço no Bloco D contou com uma cerimônia especial , primeiro atendimento e também em homenagem ao professor da UFF falecido recentemente, Dário Andrade, que atuou como orientador do projeto. Estavam presentes o coordenador do projeto, Jonathas Coelho, a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Iza Vicente, o diretor da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) , Eddy Paiva, estudantes da UFF que vão atuar no projeto, ex –alunos e servidores que já atuaram na Cidade Universitária, como Carlos José Mattos.


“É muito bom ver a retomada deste projeto, que é de suma importância para os extensionistas e sociedade. Nossos extensionistas vão compartilhar experiências e colocar em prática o que fazem na sala de aula. É uma alegria também lembrarmos do professor Dário, que nos deixou e tanto se dedicou ao projeto.”, salientou o coordenador Jonathas Coelho, que atua como professor de Contabilidade Tributária.



Já a Secretária Adjunta de Ensino Superior, Iza Vicente, destacou que o Núcleo é de suma importância diante do fortalecimento do papel da universidade na cidade.


“Os extensionistas poderão produzir e orientar a população, ou seja pôr em prática os conhecimentos. Neste segundo semestre outras atividades serão lançadas na Cidade Universitária”, esmiuçou. O diretor da (FeMASS) ,Eddie Paiva lembrou com orgulho que é ex-aluno da Universidade Federal Fluminense (UFF) “ Estamos à disposição do Núcleo, este projeto é essencial para universitários e população”, comentou.



Já ex- alunos e integrantes do Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal (NAF) elogiaram a iniciativa. Entre eles estava Thales Junger.


“Foi muito bom passar pelo NAF. Fiquei todo período da faculdade e ainda me tornei referência para minha família”, comentou o contador.



Feliz, a aluna do 5º período de Ciências Contábeis Joyce Souza de Oliveira estava comemorando o início das atividades. “Quero aprender bastante. Amo a área contábil e desejo contribuir muito”, citou ao estar ao lado da primeira atendida Rita de Cássia Leopoldo.


“Já estive aqui em 2016 e fui atendida. Moro no Visconde e procurei saber se o atendimento continuava. Quando soube que voltaria nesta terça procurei logo comparecer para tratar do imposto de renda”, contou animada.



A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas