A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que desde julho de 2007, oferece as graduações em Biologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Química e Medicina, na Cidade Universitária, abriu, neste ano, vagas para mais três cursos: Engenharia Civil, Mecânica e de Produção. Foram 120 vagas para alunos, oito para professores e quatro para técnicos nos respectivos processos seletivos de 2011. Para atender a demanda, a prefeitura já concluiu o processo de licitação para a construção de mais dois prédios no local. A universidade ainda construirá um terceiro prédio no pólo.
Para o secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia, o desenvolvimento dos cursos de graduação das universidades federais e a chegada dos cursos de Engenharia da UFRJ na Cidade Universitária são de grande importância para o desenvolvimento de toda a região: “Por meio da produção de conhecimento e do domínio de novas tecnologias, teremos um avanço não só econômico como também social. Em Macaé, buscamos a excelência da educação pública e gratuita em todos os seus níveis”, afirma.
Inclusive, Macaé foi o primeiro município do Estado do Rio a ser contemplado com um curso de pós-graduação da UFRJ fora de sua sede, no Rio de Janeiro. A especialização em Produtos Bioativos e Biociências é também a primeira da região na área de Farmácia, que tem como objetivo a formação em áreas de pesquisa: “A elaboração de pesquisas e estudos voltados para as questões regionais e a formação de profissionais qualificados certamente impulsionarão o desenvolvimento sócio-econômico de Macaé e municípios vizinhos”, destaca.