Começa nesta terça-feira (7) o II Encontro de Enfermagem de Macaé e Região (Macaenf) - Simpósio Municipal de Enfermagem. O encontro, que acontece na Cidade Universitária, é uma realização do Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Secretaria de Educação e do Curso de Enfermagem e Obstetrícia do campus. Este ano, o tema do encontro é “As Marcas da Identidade da Enfermagem e a Construção do Saber/Fazer”.
O evento, que já possui mais de 350 inscritos, é destinado aos profissionais e estudantes de enfermagem ou áreas afins. De acordo com a coordenadora do curso, Rejane Corrêa Marques, o Macaenf tem por objetivo possibilitar a integração da comunidade local, a gestão da saúde e a universidade, por meio da pesquisa científica e discutir de melhorias para a saúde de Macaé. Com uma programação variada, o simpósio conta com debates, palestras, oficinas e atividades culturais.
A Conferência será nesta terça-feira com a palestra “As Marcas da Identidade da Enfermagem e a Construção do Saber/Fazer” que será ministrada pela professora da UFRJ Maria Therezinha Nóbrega da Silva. Entre os temas que serão abordados estão durante todo o encontro estão “O processo de envelhecimento e sua aplicabilidade no mercado de trabalho”, “Cuidados voltados às pessoas com DST/AIDS”, “Políticas Públicas de Saúde”, “Cuidado da Enfermagem à mulher no Pré Natal”, entre outros.
O evento visa ainda construir um espaço democrático para as mais variadas expressões e reflexões sobre a Enfermagem. “O MacaEnf e o Simpósio vão possibilitar, além da discussão de temas relacionados a Enfermagem, a interação entre profissionais da rede privada e aqueles que estão no serviço público, enfatizou o secretário de Educação, Guto Garcia.