Está tudo pronto para a realização do Encontro Regional de Tutores do Programa "Formação pela Escola". Cerca de 70 tutores de cidades como Niterói, Quissamã e Campos dos Goytacazes estão sendo esperados. A programação acontece nesta terça-feira (28), das 8h às 18h, na sede da Cidade Universitária. Na ocasião, a rede municipal de ensino vai apresentar o trabalho desenvolvido pelos tutores que atuam no município e as estratégias e práticas pedagógicas voltadas para as melhorias na qualidade do ensino e gestão nas escolas.
O objetivo do evento é abordar tópicos fundamentais para os tutores, como o fortalecimento da gestão democrática nas escolas, a utilização adequada do dinheiro e a contextualização das ações, visando à ampliação do controle social sobre os recursos.
— Este encontro serve para consolidar parcerias. Sabemos que o programa Formação Pela Escola visa à capacitação para as pessoas envolvidas com a execução, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e controle social dos recursos públicos destinados aos programas do FNDE. E o trabalho executado pelo programa em Macaé é alvo de elogios e modelo para outras cidades da região — ressaltou a secretária de Educação, Marilena Garcia.
Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de debater eixos temáticos como “Gestão Democrática e Participativa”, “Família e Escola: Uma parceria perfeita”, “Violência e Paz nas Escolas” e “Inclusão Social”. Além dos debates e mesas-redondas, a programação inclui a apresentação do grupo HistoriArte, contadores de histórias da rede municipal de ensino.
O coordenador do Formação pela Escola, Orlando Henriques, afirmou que o Encontro de Tutores será uma reunião de trabalho com direcionamentos específicos. Um dos pontos apresentados, segundo ele, será a nova plataforma do FNDE. “Durante o evento, os tutores envolvidos receberão informações sobre o novo sistema da plataforma e o manuseio adequado diante da ferramenta pedagógica”, disse Henriques.
Para intensificar as ações do programa, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, selecionou profissionais que fazem parte da equipe pedagógica para fazerem o curso de capacitação para novos tutores no Rio de Janeiro. “Temos que parabenizar a equipe de tutores da rede municipal e os profissionais interessados e empenhados com estudo dos módulos. A capacitação tem como finalidade formar multiplicadores de conhecimentos pedagógicos de extrema importância para a gestão escolar”, salientou.
Em Macaé, o Formação pela Escola abrange módulos, como Competências Básicas, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Transporte Escolar (PTE), Programas do Livro (PLI), Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Fundo de Educação Básica (Fundeb), que fazem parte da grade da rede municipal de ensino.
No ano letivo de 2011, o “Formação pela Escola” contou com 245 participantes nas 14 turmas abertas. Eles fizeram parte dos módulos “Fundo de Manutenção e desenvolvimento da Educação Básica” e de “Valorização dos Profissionais da Educação” (Fundeb), “Políticas Públicas na Educação Básica”, “Programa Dinheiro Direto na Escola” (PDDE), “Controle Social para Conselheiros”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” (Pnae), “Programa Nacional de Transporte Escolar” (Pnate) e Programa do Livro (PLI).