A Cidade Universitária, que será entregue para a população em solenidade às 14h30, desta quarta-feira (11), terá como uma das novidades dois novos cursos de graduação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), mantida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura: Administração e Engenharia de Produção. As inscrições para o vestibular serão realizadas de 12 de julho até 02 de agosto.
O secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, informa que as graduações em Administração e Engenharia de Produção irão somar à graduação já existente de Bacharel em Sistema de Informação. “O Conselho Estadual de Educação aprovou os dois novos cursos de graduação para a FeMASS. Serão 50 vagas para cada um dos três cursos”, explica.
As instalações da FeMASS – hoje na Rua Alfredo Backer, 363, Centro - serão transferidas para a Cidade Universitária, onde os três cursos vão funcionar. As inscrições para o vestibular de Sistema de Informação, Administração e Engenharia de Produção serão realizadas na sede da FeMASS, das 08 às 20 horas, sem interrupção, de segunda a sexta-feira. O candidato deverá levar a carteira de identidade e a taxa de inscrição é a doação de dois quilos de alimento não perecível.
A prova do vestibular será aplicada dia 04 de agosto, na Cidade Universitária, das 09 horas ao meio-dia. O secretário de Desenvolvimento Local ressalta que a FeMASS está em um processo de regressão no preço das mensalidades. “A faculdade começou paga, mas desde que o atual governo municipal tomou posse, a orientação foi regredir o preço da mensalidade. Hoje, quase 100% dos alunos pagam menos da metade da mensalidade que era cobrada em 2002”, afirma.
De acordo com o secretário, os dois novos cursos serão realizados dentro da mesma orientação de regressão do custo por parte do aluno e aumento do custo pela prefeitura. Aziz ressalta que a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) serão outras instituições de Ensino Superior instaladas na Cidade Universitária.
Da UFF, estão confirmadas as graduações em Administração e Ciências Contábeis. O curso de Administração da UFF tem ênfase em Turismo e a graduação em Administração da FeMASS terá ênfase em Logística e Administração Pública.
Pela UFRJ, dia 02 de agosto começa a inscrição do vestibular para os cursos de licenciatura plena em Biologia, em Química e o bacharel em Farmácia. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto. Segundo Jorge Aziz, o curso de Biologia, que funciona desde 2002, permanece no Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem) até 2008, quando junto com as demais graduações – Farmácia e Química – irão para a Cidade Universitária.
Cidade Universitária promove desenvolvimento do Ensino Superior
Na avaliação do secretário Especial de Desenvolvimento Local, a Cidade Universitária é um projeto de desenvolvimento do Ensino Superior do município, pensado para abrigar não só uma universidade, mas um conjunto de unidades de Ensino Superior públicas e privadas. “As faculdades terão autonomia tanto no processo de gestão acadêmica, quanto na certificação dos cursos”, comenta.
Aziz ressalta, no entanto, que as faculdades serão integradas a um modelo de gestão dentro do colegiado da Cidade Universitária, que vai pensar no projeto de desenvolvimento do município e da região em conjunto com as instituições. “Cada universidade, dentro do seu potencial, dará sua contribuição no processo de desenvolvimento local”, diz.
A Cidade Universitária terá um Plano Diretor, vinculado ao Plano Diretor de Macaé. O secretário Especial frisa que, junto com os cursos de graduação, virão as pesquisas acadêmicas e científicas e a extensão, que será desenvolvida a partir da política de relacionamento da universidade com a comunidade. “E, esse relacionamento sempre será pautado por uma agenda social do desenvolvimento local”, acrescenta.