Foto: Divulgação
Secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim destaca que consórcio busca ações conjuntas
Representantes da Câmara Técnica de Agricultura do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) se reuniram, na última semana, na cidade de São Francisco de Itabapoana, um dos municípios integrantes do consórcio. Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento da agricultura na região.
O Secretário de Agroeconomia de Macaé, Dudu Jardim, destacou que o consórcio busca uma solução em conjunto com todos os secretários municipais de agricultura para o período de estiagem que vive o Norte e Noroeste Fluminense. "Uma das ações que realizaremos será alimentarmos o banco de dados do consórcio com informações pluviométricas sobre o quantitativo de chuvas na região para tomadas de decisões", explicou o Secretário.
Com a possibilidade de estiagem na região, foram apresentadas diversas questões em pelos membros dos municípios consorciados. Os secretários presentes levantaram a necessidade de agendar uma reunião com o presidente do Inea/RJ e o Secretário Federal de Relações Institucionais, André Ceciliano, para tratar de assuntos relacionados à segurança e recursos hídricos, em especial sobre o Projeto de Lei 1440/2019 – que cria um fundo para financiar investimentos em atividades produtivas nos 22 municípios do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, que estão sendo afetados pela crescente queda dos índices de chuva.
Além disso, foram discutidos assuntos relacionados à Patrulha Mecanizada AgroCidennf e à agricultura nos municípios consorciados. Também foi realizada a eleição do coordenador da Câmara Técnica de Agricultura, elegendo, por unanimidade, o Secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Almy Júnior.
A reunião contou com a presença dos representantes dos municípios de São Francisco de Itabapoana, Macaé, Varre-Sai, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e Cardoso Moreira.