Foto: Cris Costa
Todas as secretarias vão apresentar à CPG como é desenvolvido o seu trabalho
O governo tem que conhecer o governo. Partindo desta missão, a Câmara Permanente de Gestão (CPG), coordenada por Romulo Campos, em parceria com todas as secretarias municipais, está conhecendo o trabalho de cada órgão da prefeitura a fim de estreitar e agilizar o relacionamento interno e com a população. Nesta terça-feira (03), foi a vez da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Sectec) apresentar os projetos que fazem de Macaé referência nacional em termos de inclusão social por meio da inclusão digital.
- O secretário Guto Garcia, da Ciência e Tecnologia, apresentou como é feito o trabalho na secretaria de forma que todos os membros da CPG aprenderam que a Ciência e Tecnologia é muito mais do que as lan houses públicas, com Internet de graça instalada com estrutura nos bairros, beneficiando especialmente os moradores mais carentes, que antes não tinham acesso à tecnologia. Nem a CPG tinha conhecimento da grandiosidade do trabalho desenvolvido pela Ciência e Tecnologia junto ao governo municipal, destacou Romulo Campos.
Ele informou que todas as secretarias vão apresentar à CPG como é desenvolvido o seu trabalho e, em seguida, será feita uma programação para que todos conheçam bem os serviços e projetos desenvolvidos em cada uma das secretarias e órgãos municipais.
O coordenador da CPG lembrou que, além da Ciência e Tecnologia, já apresentaram seus projetos o GeoMacaé, a Defesa Civil e a Secretaria de Habitação.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, destacou alguns projetos desenvolvidos: Inclusão Digital, Fábrica de Cidadania e Lan House Pública.
- Também desenvolvemos todo o sistema de informatização para as secretarias municipais, fizemos o Portal da Transparência da prefeitura, criamos a Rede Interna Digital com benefícios como o ofício digital, entre outros, com mais de 20 sistemas em pleno funcionamento no município. Ganham os servidores, com melhores condições de trabalho, mais ágil e eficiente, e ganha a população, que recebe um serviço melhor, próprio do mundo moderno com o qual a prefeitura está completamente afinada e tem servido de modelo para outros municípios brasileiros, avaliou Guto Garcia.
Ele destacou também os cursos gratuitos de Informática que a prefeitura oferece aos moradores de Macaé, como o de Montagem e Manutenção de Computadores, como parte do Macaé Iluminada, que é a prioridade da prefeitura para levar a Internet de forma gratuita a toda a cidade.
O gerente do Programa Cidade Digital, da CPG, Juvêncio Papes, disse que o trabalho intersecretarias faz parte da missão da Câmara Permanente de Gestão que foi criada para ser uma ferramenta estratégica de gestão municipal, apresentando metodologias administrativas eficientes e melhorias no fluxo de trabalho interno e com o público em geral.
- Nós fazemos parte do governo e precisamos conhecer bem o espaço em que atuamos e por meio do qual servimos à população como colaboradores e formadores de opinião. A inclusão digital é voltada também para o setor econômico do município, uma vez que a prefeitura tem que caminhar junto com a tecnologia e os avanços do mundo moderno proporcionando os benefícios para a população. O projeto Cidade Digital é ter uma Macaé completamente informatizada e já incluímos a região serrana, com a primeira unidade de inclusão digital no distrito de Glicério.
O secretário da Sectec, Guto Garcia frisou que hoje, quando há evento sobre Cidade Digital no país, o nome de Macaé aparece entre os primeiros da lista de convidados.
- Recebemos convite para participar em vários municípios apresentando nossos projetos de inclusão digital em diversos estados e regiões, como Tocantins, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Ceará, para citar alguns, acrescentou o secretário de Ciência e Tecnologia.
Nesse ponto, Julvêncio Papes acrescentou:
- Macaé, por meio da parceria da Ciência e Tecnologia com a CPG, está mostrando para todo o Brasil a política do governo municipal que tem atuado com especial atenção para ofertar qualidade de vida a toda a população, já que no mundo moderno, bem estar não existe sem inclusão digital.
Estão vinculados à Secretaria de Ciência e Tecnologia, o Instituto de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e o Conselho Municipal de Tecnologia.
Além da Inclusão Digital e Lan House Pública, os programas e projetos implementados pela Sectec são: Desenvolvimento de Sistemas, Controle de Combustíveis, Novo Portal da Prefeitura, Ofício Digital, Rede de Proteção Social, Sistema de Controle de Solicitações, Sistema de Gestão do Programa Bolsa Estágio, Transporte Social Universitário, Programa Macaé Inteligente, Projeto Caça-Níqueis, Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), Virtualização de Servidores da Prefeitura, Projetos Especiais, Aumento do número de Câmeras de vídeo em toda a cidade, Escola Digital, Feira de Ciência e Tecnologia, Projeto 1000 Computadores, Sistema Portal nas entradas de Macaé, Videoconferência, Redes de Computadores, Expansão da malha de fibra óptica e Macaé Iluminada.