O Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro realizou, na tarde desta quarta-feira (18), uma palestra sobre a saúde da mulher para os alunos. O objetivo foi repassar informações através da abordagem do tema “Saúde Mental - Aspectos Psicológicos da Gravidez na Adolescência”. A palestra foi desenvolvida através de uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres e o curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá.
Por meio destas palestras, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pretende realizar debates sobre diferentes assuntos em unidades em todo município, esclarecendo os estudantes e a comunidade, como explica o secretário de Educação, Guto Garcia.
- Entendemos a importância dos temas abordados, e nosso objetivo é expandir a programação para outras escolas da rede. Os educadores e alunos são multiplicadores do conhecimento. Por isso, são personagens estratégicos para o esclarecimento dos alunos e também da comunidade.
Para Monalisa Braga Poiares, psicóloga da coordenadoria de Políticas Comunitárias para Mulher da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, o objetivo em aliar a Educação e a Saúde é unir a informação à prevenção:
- Prevenir é melhor que remediar. Não adianta, com a realidade que temos hoje, dizer às adolescentes que não façam sexo e sim mostrar porque não é adequado fazer, já que psicologicamente e fisiologicamente ela não está pronta. E através destes nossos encontros trazemos essas informações aos alunos com o objetivo de prevenir.
A enfermeira Tatiana Latanzi, da Estácio de Sá, ressaltou a importância de se trabalhar com os jovens os aspectos psicológicos da gravidez na adolescência: “Queremos trabalhar a mente da adolescente com relação às consequências de uma gravidez não planejada na sua relação com seus pais, amigos, escola, enfim. Além da prevenção, falamos sobre o que fazer no caso de algum adolescente passar por essa situação”, disse.
Segundo a diretora do Oscar Cordeiro, Adelma José dos Santos Menezes, a palestra cumpriu o objetivo de esclarecer suas dúvidas dos estudantes: “Esse trabalho é importante e quando recebemos um grupo que já sabe como atingir os alunos, fazemos com que eles se tornem conscientes das consequências de suas atitudes”, afirmou.
De acordo com a aluna do 5º ano, Michelle Cordeiro, a palestra trouxe muitas informações indispensáveis: “Achei muito importante tratar desse tema na escola e eu gostei muito de poder saber um pouco mais”, finalizou a jovem.