Depois da vitória na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), ocorrida em São Paulo na segunda quinzena de março, reunindo estudantes e professores de todo o país, Macaé vai participar de nova competição. Agora o evento será realizado em nível estadual neste sábado e domingo (29 e 30), no Palácio da República, na cidade do Rio de Janeiro. Será a III Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
- Nas duas primeiras edições da Fecti, Macaé ficou em primeiro lugar. Desta vez, serão cinco trabalhos macaenses competindo entre os melhores do estado do Rio de Janeiro. Todos venceram na última Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), no ano passado, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro – disse o assessor Especial da prefeitura e coordenador da Femacti, Marcelo Machado.
O coordenador explica que os cinco trabalhos foram selecionados pela comissão organizadora da Fecti, devido à qualidade, uma vez que o ensino em Macaé tem um nível bom. “Recebemos uma premiação máxima na Universidade de São Paulo (USP) 15 dias atrás e já estamos disputando outra feira. Eu esperava por estes resultados só para daqui a uns 10 anos, mas a qualidade da Femacti só poderia traduzir nestes resultados, estamos mostrando que Macaé não é só a Capital do Petróleo, mas também capital da pesquisa e do conhecimento. Tenho certeza que este trabalho desenvolvido no Governo Riverton Mussi vai fazer a diferença no futuro”, ressalta Marcelo.
A professora Margarida Castelló, orientadora dos trabalhos vencedores em 2005 e 2006, será responsável este ano por quatro dos cinco trabalhos selecionados. Professora da rede municipal, rede particular e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Margarida, vem desenvolvendo este trabalho de orientadora com seus alunos.
A professora Nelma Ferreira, da Cefet, também estará presente orientando seus alunos. “Vimos acompanhando o desenvolvimento das feiras de ciências de nosso município e este ano, inscrevemos um trabalho na Febrace e foi uma experiência muito boa para mim como orientadora e professora e para os alunos a troca de experiências com outros alunos e professores de todo o Brasil, em São Paulo, fato que muito contribui para o nosso aprimoramento, agora vamos participar da feira estadual”, comenta.
Os trabalhos selecionados, que irão participar da III Fecti são: - Glicerina: matéria ou energia, dos alunos: Camila Silva, Luíza da Cunha Augusto Pinto e Paula Roberta Borges Barcelos; - Rerrefino de Óleo Lubrificante dos alunos Juliana de Carvalho Machado, Paulo Roberto dos Santos Lima e Renan Correa dos Santos; - Estudo dos métodos de determinação da balneabilidade da Praia de Imbetiba, dos alunos Paula Caroline de Jesus, Pilar Lourenço Castelló e Juliane Karen Lima Silva.
Também foram escalados os seguintes trabalhos: - Célula foto-voltaica de corantes naturais, dos alunos Nicole de Campos da Silva, Eduardo Schirmer Heberle e Maria Fernanda Fidalgo Daumas Curvelo e Teste de Motor a Biodiesel, dos alunos Thiago da Silva Lopes; Raphael de Souza Barbosa dos Santos; e, Daniel Alencar Neves da Silva.
A coordenadora de Ciências da Secretaria de Educação e organizadora da Femacti, Martinha Pimentel convida todas as instituições de ensino de Macaé a se organizarem e realizarem suas feiras internas, selecionando seus trabalhos, pois em junho as inscrições estarão abertas para a Femacti, que vai acontecer nos dias 27 e 28 de agosto, no Macaé Centro.