logo

Cine Ambiental é atividade do dia na 'Semana do Meio Ambiente'

07/06/2016 16:52:00 - Jornalista: Thamires Costa

Foto: Ana Chaffin e Divulgação

Nesta quarta-feira, mais mudas de árvores serão plantadas

A Semana do Meio Ambiente continua animada. E nessa terça-feira (7) foi a vez dos alunos da Escola Municipal Professor Antônio Alvarez Parada participarem das atividades promovidas pela prefeitura, por meio da Secretaria de Ambiente. Cerca de 80 estudantes do primeiro e segundo anos participaram do cine ambiental, com a exibição do filme "Rio", no Paço Municipal.

Os alunos aprenderam um pouco mais sobre o tráfico de animais com a arara Blu. "O filme trata sobre a apreensão de aves, podemos conscientizar os alunos de uma maneira simples e divertida. Ensinando sobre a proibição da caça e de manter pássaros presos, sem a permissão e a documentação necessária", afirmou Patrícia Antunes, coordenadora da Educação Ambiental.

O tráfico de animais silvestres é uma situação recorrente no Brasil, essa prática consiste em um crime ambiental e é a responsável pela extinção de muitos animais. "É muito importante trazer essa realidade aos alunos, e eles são o futuro, têm a responsabilidade no combate a esse crimes", afirmou a professora que acompanhava sua turma, Dayane Girão.

Além dessa atividade, a Semana do Meio Ambiente começou na sexta -feira (3) com a criação de um jardim de pneus reciclados no Polo de Cultura da Fronteira. "O meio ambiente sempre deve estar junto com a cultura. Para a criação desse jardim, só foram utilizados recursos recicláveis, nada além. Nossa ideia é juntar a comunidade e criar uma responsabilidade ambiental", ressaltou a coordenadora da Educação Ambiental.

No domingo (5) ocorreu um circuito de ciclismo em direção ao Parque Atalaia, em parceria com a Mobilidade Urbana, Guarda Ambiental e Fesporte. A chegada no Parque contou com um coffee break, às 9h. Cerca de 80 pessoas participaram de uma palestra pertinente sobre as informações do Parque e de um bate-papo sobre dicas e ideias de preservação da natureza.

Para finalizar, guiados por profissionais da área, o grupo realizou a caminhada ecológica pelas trilhas do Parque e conheceu a biodiversidade local. Já a campanha "Por uma Macaé mais limpa", em parceria com a Mobilidade Urbana, com distribuição de lixeiras para carro, que estava programada para segunda-feira (6), foi transferida, devido à chuva. A ação acontece quarta-feira (8), de 14h às 16h30min nos seguintes pontos: sinal de trânsito da Praça Veríssimo de Melo, em frente ao Hospital São João Batista e no sinal da Praça Washington Luiz, próximo ao prédio da antiga Câmara, no Centro.

Também na quarta (8) e quinta-feira (9), a partir das 9 horas, haverá mais plantio itinerante. Cem mudas serão plantadas no Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e 50 nas Avenidas 1 e 2 do bairro Jardim Vitória.

- Estamos promovendo várias atividades, focando sempre na educação ambiental. Queremos mostrar à população a seriedade da preocupação com o meio ambiente. Temos o nosso Parque Atalaia e é fundamental conscientizar e mostrá-lo. Fora as outras ações como a recuperação de uma determinada área na região do Frade e a arborização que tem sido feita na cidade. Plantar uma árvore é questão de sobrevivência - afirmou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins, sobre a importância das ações promovidas pela secretaria.

Encerrando a Semana, a sexta-feira (10) será dedicada aos alunos de 12 a 24 anos da rede municipal, com cine ambiental e exibição do filme "O veneno está na mesa".


Fotos Relacionadas