logo

Cine Mulher Itinerante chega a Macaé com exibição no Museu Solar dos Mellos

29/10/2025 05:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Exibição gratuita do documentário “Mulheres X Independência – O Lado B do Bicentenário” será nesta quinta-feira, às 19 horas

O projeto “Cine Mulher Itinerante” desembarca em Macaé nesta quinta-feira (30), às 19h, com a exibição gratuita do documentário “Mulheres X Independência – O Lado B do Bicentenário”, da diretora e autora Mariana Tauil. A sessão integra o programa “Curta no Museu – Mostra do Audiovisual Regional”, que acontece no Museu Solar dos Mellos, no Centro.

“O Museu Solar dos Mellos tem se consolidado como um ponto de encontro entre arte, memória e reflexão. Exibir um documentário como Mulheres X Independência é ampliar o olhar sobre a história do Brasil e valorizar o protagonismo feminino na cultura”, frisou a secretária de Cultura, Waleska Freire.

A produção, realizada pela Conecta Entretenimento, dá visibilidade ao papel fundamental das mulheres no processo de Independência do Brasil, recontando a história sob uma perspectiva feminina e crítica. O projeto busca fortalecer o audiovisual independente e incentivar o debate sobre gênero, direitos das mulheres e enfrentamento à violência.

“Falar sobre a importância de mulheres para o desenvolvimento do Brasil é reparar historicamente o silenciamento acerca do protagonismo feminino em todos os processos de luta e conquistas do nosso país”, observou a diretora Mariana Tauil.

Com classificação indicativa de 12 anos, a sessão será apresentada por Hélder Santana e faz parte das ações em homenagem ao Outubro Rosa, reforçando a importância da valorização feminina em diferentes esferas da sociedade.

“O projeto valoriza o audiovisual como instrumento de educação e reflexão social. Trazer o Cine Mulher Itinerante para Macaé é fortalecer o compromisso da cidade com a cultura, a memória e a igualdade de gênero”, pontuou Hélder Santana, responsável pela apresentação do evento no Museu Solar dos Mellos.

O documentário apresenta a trajetória de sete mulheres do século XIX — Marquesa de Santos, Maria Graham, Maria Felipa, Imperatriz Leopoldina, Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria do Couto —, que marcaram o período da Independência. A narrativa é entrelaçada com os depoimentos de sete mulheres contemporâneas, entre elas a deputada federal Jandira Feghali, as historiadoras Denise G. Porto e Lourdes Belchior, a vereadora Benny Brioli, a cientista política Graça Raphael, a indígena Marize Oliveira e a tenente-coronel Cláudia Moraes.

Serviço:

Evento: Curta no Museu – Mostra do Audiovisual Regional

Filme: Mulheres X Independência – O Lado B do Bicentenário

Data: 30 de outubro (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Museu Solar dos Mellos – Rua Conde de Araruama, 248, Centro

Entrada gratuita