logo

Cine Semaph tem atrações no mês das crianças

07/10/2010 09:52:34 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

"Quero ser grande" pe uma das atrações da programação

Outubro é o mês das crianças – terça-feira (12) é o dia delas – e a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) vai homenagear este público por intermédio de exibições cinematográficas gratuitas todos os sábados, às 16h. É o Cine Semaph que levará a meninos e meninas moradores de Macaé os filmes “Quero ser Grande”, no dia 9;“O Gigante de Ferro”, no dia 16; “Uma Cidade Chamada Pânico”, no dia 23; e “Pinóquio”, dia 30. O Cine Semaph funciona no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248.

De acordo com o coordenador do Cine Semaph, o cinéfilo Leonardo Saleh, trata-se de uma seleção espetacular de filmes e desenhos mostrando a relação da criança com o brinquedo, não apenas na história do filme, mas principalmente da criança-expectador com a ideia de brincar.

- A intenção da mostra é tentar preservar a ideia dessa relação, que parece cada vez mais desgastada com o advento da tecnologia no meio social. Essa mostra está diretamente ligada à exposição de brinquedos antigos que também ocorrerá no mês de outubro no Solar dos Mellos, conta Leonardo.

“Quero ser Grande”
- É um dos filmes mais populares da década de 1980. Ele conta a história de um jovem de 12 anos que cansado de sua vida de criança, faz um pedido de se tornar adulto. Pedido atendido, ele foge de casa e passa a viver como adulto, mas com a mente de um garoto. O interessante é que nessa condição ele, em suas novas relações sociais, passa a quebrar paradigmas do mundo adulto, mostrando que os adultos se esquecem que também já foram crianças. O filme traz Tom Hanks no papel do garoto em sua forma adulta e essa atuação (considerada por muitos) é a sua melhor no cinema. Tom Hanks teve sua primeira indicação ao Oscar por esse papel.

“O Gigante de Ferro”
- Este filme refere-se a um robô de 30 metros de altura, com grande poder de destruição e com significativa amnésia. É adotado por um garoto inventivo e sonhador.

“Uma Cidade Chamada Pânico”
- Com uma proposta que esbarra na de “Toy Story”, essa animação francesa conta a história de dois bonequinhos, um Cowboy e uma Índia que dividem uma casa com um cavalo. Começam a ter problemas quando resolvem construir um estábulo para o animal.

“Pinóquio”
- O Clássico da Disney conta a história de um boneco que ganha vida e sonha ser um garoto de carne e osso, mas para isso terá que aprender duramente quanto vale ter responsabilidades.