logo

Cineasta Zózimo Bulbul profere palestra em Macaé

28/06/2007 09:59:47 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Nesta sexta-feira (29), quem vem a Macaé para proferir palestra é o renomado cineasta Zózimo Bulbul. Ele foi convidado pela organização do curso de pós-graduação em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana, da Fundação Educacional de Macaé. O evento acontece no Auditório do Sindipetro, às 19h. Em sua fala – na qual será apresentado o curta-metragem “Referências” – Bulbul analisará a sociedade de espetáculo.

– O tema a ser tratado refere-se à força imposta pela cultura da imagem na contemporaneidade, além da produção discursiva na dimensão estética e política identitária – explicou o presidente da Funemac, professor Jorge Aziz.

No currículo de Zózimo Bulbul há participação em eventos do mundo do cinema em Nova York, Milão, Toulousse, Cabo Verde, Buenos Aires, Burkina Faso África, Paris e outras cidades. Também dirigiu filmes como Alma no Olho (1974), Aniceto do Império em Dia de Alforria (1981), Abolição (1988), Pequena África (2002) e Samba no Trem (1999/2000). Além disso, Bulbul foi diretor de República Tiradentes (2005), Zona Carioca do Porto (2006) e Referências (2006).

Como ator, atuou em oito filmes. Veneno da Madrugada, dirigido por Rui Guerra, em 2004; Filhas do Vento, de Joel Zito Araújo, 2003 e Natal da Portela – cujo diretor foi Paulo César Sarraceni, em 1987 – foram alguns dos seus trabalhos. O primeiro filme dele na condição de ator ocorreu em 1962, em Cinco Vezes Favela, no qual a direção coube a Leon Hirzman.

– Vale a pena assistir a palestra de Zózimo Bulbul, afro descendente que atua no movimento cultural brasileiro – finaliza Aziz. O Auditório do Sindipetro fica na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 257, Centro, próximo à Faculdade de Filosofia e Letras de Macaé – Fafima.